Amilton Filho aposta em consenso na eleição da presidência da Câmara


|||Presidente da Câmara de Anápolis, Amilton Filho (foto), do Solidariedade, diz que tem conversado sobre a eleição que definirá seu substituto para o biênio 2019-2020

FERNANDA MORAIS

O presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Amilton Filho (SD), disse que tem conversado sobre a eleição que definirá seu substituto para o biênio 2019-2020, além dos outros nomes da Mesa Diretora. Ele defende que a escolha deve acontecer em consenso. Amilton, que foi eleito deputado estadual neste ano, considera que nessa fase que antecede a eleição interna da Câmara é comum que os ânimos dos vereadores fiquem acirrados, mas acredita que até o dia 12 de dezembro, data que acontecerá a última sessão ordinária e a escolha da futura Mesa Diretora, “muita água passará por debaixo da ponte”. Para Amilton Filho é importante que os colegas de mandato tenham maturidade e entendam que a votação para os cargos da mesa diretora acontece em um dia, já os vereadores desta Legislatura continuarão trabalhando juntos até o final de 2020.

Os ânimos estão acirrados em relação à disputa da presidência da Câmara Municipal para 2019-2020? Eu já tive oportunidade de participar de pelo menos quatro discussões sobre a mesa diretora. Realmente é sempre no segundo biênio [do mandato] que ânimos se aquecem, mas é um processo que estamos há mais de um mês para ser realizado já que a votação acontecerá na última sessão ordinária do ano, no dia 12 de dezembro. Tem muita água para passar por debaixo da ponte ainda. De todo modo eu tenho conversado com alguns colegas que me procuraram da importância de garantir o consenso nessa escolha. A eleição da mesa diretora acontece em apenas um dia e o mandato dos vereadores continua até o final de 2020. Então independente do resultado da eleição da mesa diretora, os colegas seguirão trabalhando juntos para os nossos patrões que são os cidadãos anapolinos. Não é o ideal ter brigas internas em função da mesa diretora. A tarefa da mesa nada mais é trabalhar para que os colegas vereadores tenham condições de fazer um bom mandato. Então eu defendo o consenso, um nome que traga harmonia e a paz para que os parlamentares trabalhem servindo a população anapolina.

O Poder Executivo fará alguma intervenção no processo? Até então eu não tenho conhecimento que o prefeito Roberto conversou sobre o assunto com qualquer um dos vereadores. Sobre as discussões, o prefeito foi bem claro que devem ficar a cargo do Poder Legislativo que ele não vai opinar e nem interferir, vai deixar transcorrer realmente no âmbito da Câmara Municipal.

Tem um detalhe que os três nomes que foram colocados para presidência são bem próximos ao prefeito. Isso complica a participação do chefe do Executivo no processo? Exato. Hoje pelo menos três vereadores já demonstraram interesse em pleitear o cargo de presidência. Outros manifestam interesse em disputar os outros cargos, a vice presidência ou demais secretarias. Para presidente percebemos que os três que já declaram que desejam ser o presidente são da base aliada do prefeito então faz sentido seu posicionamento de não interferir ou apontar esse ou aquele candidato.

No decorrer das eleições da mesa diretora da Câmara costumam aparecer surpresa. Será que pode acontecer dessa vez? Vamos aguardar as discussões. Realmente as discussões, os debates costumam ser intensos. Mas todos tem maturidade para participar desse processo. Todos os 23 vereadores, claro, eu e o Antônio Gomide não, porque a partir do ano que vem representaremos Anápolis como deputados estaduais na Assembleia Legislativa, os demais 21 vereadores têm total legitimidade para participar do processo, falar dos seus projetos, colocar o nome a disposição e pleitear a vaga de presidente ou demais cargos. Precisa-se de maturidade para compreender a opinião de cada um. Daqui até o dia 12 de dezembro, por exemplo, pode surgir outro colega que nem colocou seu nome até o momento para a vaga de presidente com esse interesse. Um nome de consenso como aconteceu em outras oportunidades.

#política #câmaramunicipal #anápolis #eleição #amiltonfilho

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita dos responsáveis pelo Anápolis 360 graus. Editado por eLive Produções.

Estamos nas redes sociais

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo