Com a saída de Gomide, qual será o perfil do PT na Câmara Municipal?


|||Partido dos Trabalhadores terá o desafio em 2019 de manter protagonismo entre os opositores no município com a ida de seu principal quadro para a Assembleia Legislativa

MARCOS VIEIRA

Deputado estadual eleito, Antônio Gomide assume mandato na Assembleia Legislativa a partir de 1º de fevereiro. Resta saber qual o perfil que a bancada petista na Câmara Municipal de Anápolis irá adotar a partir da saída do seu principal quadro, linha de frente na oposição à gestão Roberto Naves (PTB).

Assume a vaga o suplente Alfredo Landim, que teve 951 votos na eleição de 2016. Agora dono definitivo do mandato, ele já esteve na Câmara em 2015, no lugar do titular Luiz Lacerda, que acabou ocupando secretaria no governo passado.

Lacerda é agora vice-presidente da Câmara nessa nova Mesa Diretora, o que lhe pode conferir um trabalho mais institucional. O perfil do vereador em 2017 e 2018 também não foi de confronto direto com a administração petebista.

Luiz Lacerda fez críticas sim à prefeitura, mas direcionou sua artilharia para o governo estadual, com discursos cobrando melhorias na segurança pública e contra as falhas da Enel, emprega que comprou a Celg.

Nas cobranças locais, o vereador optou por apontar deslizes e pedir melhorias e, principalmente, fazer comparações com os oito anos de governo do seu partido na cidade.

Outro vereador petista, Lisieux José Borges tem perfil mais técnico – por isso suas declarações, mesmo eficazes do ponto de vista de resolução de um problema, acabam não tendo a repercussão política esperada para um partido de oposição.

Caberia então à vereadora Professora Geli o papel de porta-voz da oposição? Os embates verbais travados por ela, sobretudo na área da Educação, mostram que há potencial.

Resta saber qual será a estratégia do PT para um ano que antecede o período eleitoral. E se Gomide, mesmo na Assembleia, ainda se envolverá com as questões levantadas na Câmara Municipal.

Crédito: Ismael Vieira / Câmara Anápolis

#política #antôniogomide #anápolis #câmaramunicipal #assembleialegislativa #pt #goiás