Mais de 3,9 mil eleitores em Anápolis podem ter o título cancelado


||| Para não perder o documento, aqueles que faltaram três turnos seguidos de votação e não justificaram precisam procurar cartório eleitoral, pagar multa e colocar em dia sua situação

DA REDAÇÃO

A Justiça Eleitoral deu prazo até 6 de maio para que eleitores que não compareceram e nem justificaram ausência nos últimos três turnos eleitorais consecutivos possam regularizar sua situação.

Em Anápolis são 3.933 eleitores nessa situação e que podem ser cancelados. Em Goiás há mais de 100 mil títulos com pendências.

Para manter o título, o eleitor precisar se dirigir ao cartório eleitoral ou posto de atendimento e emitir a guia de pagamento da multa, portando documento com foto, título de eleitor ou e-Título, comprovante de votação (caso o eleitor tenha comparecido às eleições) e comprovante de justificativa (caso o eleitor já tenha justificado sua ausência).

Segundo a Justiça Eleitoral, alguns casos a guia para pagamento poderá ser emitida pela internet. Basta entrar no site do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás emitir a guia, efetuar o pagamento e posteriormente se dirigir ao cartório eleitoral para efetuar a baixa no sistema.

Para aqueles com dificuldade no exercício do voto, seja por deficiência ou problemas de locomoção, o eleitor ou algum parente deve se dirigir à um cartório eleitoral e comprovar essa dificuldade, abrindo então um processo que será analisado pelo juiz. Comprovada a impossibilidade, o votante ficará quite com a Justiça Eleitoral para os próximos pleitos.

A regra para os eleitores que estavam fora do Brasil no dia da votação é que podem justificar a ausência às eleições até 30 dias depois que retornam ao país. Entretanto, para os eleitores que constam na lista de cancelamento é necessário que a justificativa chegue ao cartório eleitoral até o dia 6 maio.

De acordo com o Código Eleitoral, aqueles que não regularizarem sua situação estarão impedidos de obter passaporte, se inscrever em concurso público, e até de receber salários, caso sejam servidores públicos.

#títuloeleitoral #cancelamento #trego #pendência #justificativa #voto #eleições #anápolis

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita dos responsáveis pelo Anápolis 360 graus. Editado por eLive Produções.

Estamos nas redes sociais

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo