Presidente da Câmara confirma reunião com secretário estadual de Saúde


||| Leandro Ribeiro informa que encontro com Ismael Alexandrino Júnior será dia 4 de abril, em Goiânia, para tratar da rede de emergência e urgência, principalmente dos leitos desativados no Huana e convênio com a Santa Casa de Misericórdia

MARCOS VIEIRA

O presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Leandro Ribeiro (PTB), anunciou na sessão desta quarta-feira (27.mar), que foi agendada uma reunião dos vereadores com o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino Júnior, no dia 4 de abril, às 14h, para tratar de demandas na área em Anápolis.

Segundo Leandro, já havia uma pauta com Ismael no dia 12, mas diante dos problemas enfrentados mais recentemente na rede de urgência e emergência, o deputado estadual Amilton Filho (SD) conseguiu antecipar o encontro.

Os vereadores vão falar com o secretário sobre o Hospital de Urgências Dr. Henrique Santillo (Huana) e, de acordo com Leandro Ribeiro, tratar também dos repasses à Santa Casa de Misericórdia. “Não vamos apontar erros e defeitos, mas sim trazer solução para nossa população”, completou o presidente.

Ele também falou da necessidade de buscar soluções para a alta demanda de pacientes que Anápolis recebe diariamente, vinda de cidades vizinhas. “Hoje Anápolis tem 400 mil habitantes e um milhão de cartões SUS”, explicou Leandro.

O debate sobre a saúde pública de Anápolis ganhou força nos últimos dias após a desativação de 22 leitos no Huana. A unidade, então, voltou a ter os 80 leitos de antes da ampliação. A decisão causou caos na fila de cirurgias eletivas, lotando outras portas de entrada do sistema, como o Hospital Municipal Jamel Cecílio e a UPA da Vila Esperança.

A Fundação de Assistência Social de Anápolis (Fasa), mantenedora do Huana, alega que a desativação ocorreu após a nova gestão de Goiás, do governador Ronaldo Caiado (DEM), não ter complementado o repasse para esses 22 leitos novos. A entidade ainda diz que há outros repasses financeiros atrasados.

Presidente Leandro Ribeiro confirma reunião em Goiânia para tratar de demandas da saúde anapolina (Ismael Vieira)

#câmaramunicipaldeanápolis #vereadorleandroribeiro #anápolis #huana #fasa #ismaelalexandrinojúnior