“O candidato a prefeito do Democratas em 2020 pode ser Roberto Naves”, diz Carlos César Toledo


||| Presidente do partido em Anápolis, Carlos César Toledo fala que eles não abrem mão de lançar candidatura em 2020, e sinaliza que o nome pode ser do prefeito Roberto Naves, hoje no PTB, mas que já foi convidado para se filiar ao DEM

MARCOS VIEIRA

O Democratas de Anápolis realizou evento na noite de segunda-feira (1.abr) para dar posse ao diretório e executiva recém-eleitos. Em entrevista ao Anápolis 360º, o presidente do partido, Carlos César Toledo, falou sobre a preparação visando a eleição de 2020. Segundo ele, a sigla não abre mão de ter candidatura majoritária em Anápolis, e o nome para encabeçá-la pode ser do prefeito Roberto Naves, atualmente no PTB, mas que já foi convidado para se filiar ao DEM pelo próprio governador Ronaldo Caiado. Confira a entrevista.

Qual a proposta desse novo diretório e executiva do Democratas de Anápolis que é empossado agora? Hoje é um dia festivo. Realizamos na semana passada a eleição do novo diretório, da executiva do partido, e hoje estamos comemorando com muitos aliados, com muitos amigos, com novos filiados, com antigos filiados, e exatamente com a intenção do partido começar a preparação para a eleição de 2020. Sabemos que é uma eleição que não terá mais coligações na proporcional, portanto todos os partidos precisam construir uma chapa de vereadores competitiva. E nós já estamos construindo essa chapa, temos nomes competitivos, iremos trabalhar também por uma candidatura para prefeito forte. Eu estava citando mais cedo que desde o ano 2000 nosso partido vem lançando candidatura a prefeito na cidade. Então lá se vão 20 anos que todas as eleições, consecutivas, lançamos candidato. E agora conseguimos chegar ao governo do Estado, com a eleição de Ronaldo Caiado, anapolino, que não tenho dúvida fará um grande governo e entrará para a história. Queremos então repetir isso em Anápolis, podendo replicar a administração do Democratas na cidade a partir de 2021.

Que tipo de atividade o Democratas pensa em fazer daqui para frente pensando no projeto eleitoral? São reuniões, não só aqui no diretório, mas também estaremos criando subdiretórios temáticos e regionais, com intenção de descentralizar a gestão do partido. Eu tenho trabalhado em sintonia com toda a executiva, está aqui presente o Marlon Caiado, nosso vice-presidente, assim como outros membros do partido. Funcionará assim: subdiretório da Grande Jaiara, então uma liderança daquela região assume esse subdiretório para poder fazer reuniões. O diretório e a executiva vão até lá, vão fazer uma reunião. Aí teremos o subdiretório da área esportiva, contemplando pessoas que atuam nesse setor, daremos visibilidade para que elas possam trabalhar. Então o que o partido tem que fazer é isso: reuniões, visitar os pontos da cidade, caminhar pelos bairros, conversar com as pessoas e também sempre tendo em vista as lideranças que poderão disputar a eleição. Queremos novas lideranças no partido, estamos conversando com o prefeito Roberto Naves e esse debate vai se afunilar ao longo dos meses. Com certeza nossa intenção é assumir a prefeitura e fazer até cinco vereadores.

O partido segue aliado da administração do prefeito Roberto Naves? Somos aliados. Ajudamos na eleição dele em 2016. Naquele momento o Pedro Canedo e o Miguel Marrula, e nosso grupo político [demos apoio]. Tivemos 27 mil votos na cidade. Sabemos que nosso apoio no segundo turno foi determinante para a eleição do Roberto. Então a gente ajudou a eleger, tem que ajudar a governar. Tem membros do Democratas na administração municipal e a gente quer estreitar cada vez mais esse relacionamento. Tenho pessoalmente um ótimo relacionamento com o Roberto, assim como o partido tem com ele. Então continuamos aliados e querendo estender ainda mais essa aliança.

O Democratas não abre mão da candidatura e o prefeito irá para a reeleição. Temos uma decisão que o partido terá candidato a prefeito. Essa uma decisão da executiva, do diretório, uma orientação nacional e estadual. Como eu disse, há 20 anos a gente lança candidato. Agora que temos o governo do Estado, não teria razão para não ter essa candidatura. Agora o candidato a prefeito do Democratas pode ser o Roberto Naves. Como pode ser também outro membro do partido. Vejo com tranquilidade essa questão, e tenho certeza que com maturidade e inteligência nós vamos evoluir para uma decisão.

Como está o convite do prefeito Roberto Naves para se filiar ao Democratas? O convite foi feito pelo próprio governador Ronaldo Caiado. Nós do diretório municipal também fizemos o convite. Acho que agora, nos próximos meses, isso vai evoluir de forma espontânea. O partido vai fazer o dever de casa, vamos continuar construindo as candidaturas a vereador e vamos continuar fazendo nossas reuniões e lá na frente poderemos tomar essa decisão. Quero ressaltar aqui um trabalho importante da juventude e do Democratas Mulher. Isso fortalece muito o partido e tudo isso vai facilitar para nós na eleição de 2020.

O governador Ronaldo Caiado tem o Estado para governar, obviamente, mas como ele se insere nessa preparação do partido para o processo eleitoral? Ele é nosso principal líder, a característica dele é de apoio aos diretórios municipais, de apoio às lideranças locais. Ele segue sendo nosso principal orientador e agora, mais do que nunca, o principal cabo eleitoral. Eu tenho certeza que o governo do Ronaldo Caiado, o nosso governo, vai estar muito bem avaliado em 2020. Esse ano de 2019 é de ajustes, um começo de governo difícil, mas nós sabemos a revolução que está sendo feita na área da saúde, educação, segurança pública, na indústria e comércio com o senador Wilder Morais. A área de segurança nesses primeiros meses de governo já é um grande destaque, com desmantelamento de quadrilhas, toda hora você vê uma notícia. A população já está se sentindo mais segura, temos conversado e visto isso. Quero destacar a saúde e a educação. São áreas que o resultado vem a médio prazo e tenho certeza que a partir do ano que vem estará muito presente na vida do goiano, e naturalmente do anapolino, essa evolução. E isso tornará o governador Ronaldo Caiado o principal cabo eleitoral de 2020. E aqui em Anápolis, pois ele é anapolino, nem se fala. O candidato apoiado por Ronaldo Caiado será o próximo prefeito de Anápolis.

O senhor tem conversado com o governador sobre as demandas de Anápolis? Temos conversado muito. Hoje mesmo eu conversava com o prefeito Roberto Naves sobre o Daia, que é um local que precisa rapidamente ser recuperado, e aí uma parceria da Codego com a Prefeitura de Anápolis e a Goinfra, o Roberto Naves tem tido essa visão de a gente construir essas parcerias prefeitura e Estado. Eu acho que quem ganha com isso é o anapolino. O contribuinte, o morador do município, não pode ficar refém dessas obras paradas. Eu conversava na semana passada com o secretário Wilder Morais, dez anos de plataforma logística, esse centro de convenções que não está pronto ainda. Para você ter ideia, o governo do Estado ainda não recebeu oficialmente essa obra da construtora. Lá não tem energia, lá não tem água. Se você vai fazer um evento lá hoje você tem que contratar um gerador, você tem que contratar um caminhão pipa. Então isso é um absurdo, mas agora não é hora de olhar para o retrovisor, não é hora de olhar para trás. Estou mencionando isso para dizer que temos o foco de acelerar, de terminar essas obras. Repito: hoje tem uma sintonia muito grande entre o presidente Bolsonaro, o governador Ronaldo Caiado e o prefeito Roberto Naves. Então essas três esferas do poder, trabalhando unidas, as coisas acontecem mais rápido.

Sobre 2020, outras lideranças do partido também vão estar presentes em Anápolis? Sem dúvida. Precisamos citar aqui o apoio do deputado federal Zé Mário [Schreiner], que teve uma boa votação em Anápolis, tem sido um grande parceiro da cidade, participa do nosso evento hoje, tem ajudado e contribuído. Ele já mostrou nas primeiras semanas na Câmara Federal que vai ser um deputado de grande destaque. Gostaria de citar também o deputado Iso Moreira, que também teve nosso apoio aqui em Anápolis e já contribuiu com uma emenda de R$ 80 mil destinada à construção do Hospital do Câncer aqui na cidade, que é um projeto encabeçado pelo Democratas Mulher. Então esses dois parlamentares tem dado grande apoio a nós e gostaria de deixar publicamente o nosso reconhecimento a eles.

Marlon Caiado, Carlos César Toledo, Zé Mário e Pedro Canedo na posse do diretório do DEM de Anápolis

#dem #anápolis #eleições2020 #ronaldocaiado #robertonaves