“Ele já está com a mão na cova”, diz Tavares sobre processo de expulsão do vereador Japão do PSL


||| Presidente do PSL de Anápolis, Edson Tavares informa que comissão de ética deve concluir processo contra vereador Deusmar Japão em até 15 dias. Parlamentar é acusado de infidelidade partidária na eleição de 2018

MARCOS VIEIRA

O presidente do PSL de Anápolis, Edson Tavares, falou na segunda-feira (22.abr) sobre o processo disciplinar aberto contra o vereador Deusmar Japão. “[Ele] já está com a mão na cova, não tem jeito”, afirmou o dirigente.

Tavares acompanhava o deputado federal Delegado Waldir (PSL) em uma visita à Unidade Oncológica de Anápolis (UOA), juntamente com os vereadores Lélio Alvarenga (PSC) e Thaís Souza (PSL). O parlamentar prometeu uma emenda para ajudar a entidade.

Questionado pela Rádio Manchester AM sobre uma possível expulsão do vereador do PSL, Edson Tavares disse que ele não compareceu perante a comissão de ética, para se defender da acusação de infidelidade partidária.

Deusmar Japão é acusado de ter apoiado candidato de outro partido na eleição de 2016. Ao invés de ajudar Delegado Waldir (PSL), o vereador pediu votos para Adriano do Baldy (PP). Ambos acabaram eleitos.

Delegado Waldir teve 19.487 votos em Anápolis. Adriano conseguiu 4.491 votos.

Tavares disse que o processo estará pronto em até 15 dias. Segundo ele, Japão convocou três testemunhas de defesa: o presidente Jair Bolsonaro (PSL), o governador Ronaldo Caiado (DEM) e o senador Jorge Kajuru (PSB). Nenhum deles compareceu.

“E ele [Japão] não foi fazer a defesa. Abriu mão. Será julgado a revelia. Há coisas que não tem jeito”, comentou Edson Tavares.

O mandato não pertence ao eleito, mas sim ao partido. Isso significa que em caso de expulsão de Japão, o PSL pode reivindicar sua vaga na Câmara Municipal de Anápolis.

Japão foi o segundo mais bem votado do PSL em 2016, com 1588 votos. O primeiro suplente do partido é o ex-vereador Sargento Pereira Júnior, que teve 1530 votos, e atualmente é assessor do deputado Major Vitor Hugo, líder do governo na Câmara Federal.

Vereador Deusmar Japão é alvo de processo na comissão de ética do PSL, presidido em Anápolis pelo empresário Edson Tavares

#vereadordeusmarjapão #edsontavares #psl #processo #comissãodeética #expulsão