Vereador Paulo de Lima quer que PDT apoie reeleição de Roberto Naves


||| Essa posição deixa claro que o ex-deputado José de Lima terá que se movimentar caso queira seguir com o projeto de tentar ser prefeito de Anápolis pelo partido

MARCOS VIEIRA

O vereador Paulo de Lima quer que o PDT apoie a reeleição do prefeito Roberto Naves (PTB) em 2020. Muita articulação ainda vai acontecer até a definição dos nomes que vão às urnas no próximo ano, mas essa posição deixa claro que o ex-deputado José de Lima terá que se movimentar caso queira seguir com o projeto de tentar ser prefeito de Anápolis pelo partido.

Paulo é irmão de José de Lima, mas não esconde o descontentamento com as decisões tomadas por ele na eleição de 2016. Candidato a prefeito pelo PV, José lançou seu filho para vereador, rachando a família e eleitores em comum, pois o irmão Paulo de Lima naquele momento buscava a reeleição na mesma campanha.

Nenhum dos três foi eleito. Paulo de Lima ao menos virou primeiro suplente na coligação PDT-PSB, com 1.205 votos. Com a ida do titular Jakson Charles (PSB) para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano, ele assumiu a cadeira na Câmara Municipal.

O sonho de ser prefeito de Anápolis – legítimo, diga-se de passagem – já fez com que José de Lima colecionasse algumas rusgas na política. Em 2008 sua candidatura foi barrada por uma intervenção de última hora no diretório, promovida pela presidente na época Isaura Lemos.

Na disputa seguinte o partido aceitou sua candidatura, mas em 2012 o então prefeito Antônio Gomide (PT) conseguiu 88,93% dos votos no primeiro turno. José de Lima foi o segundo, com 3,62%, com somente 6.810 votos.

Em 2016, ao ver que o PDT apoiaria o petista João Gomes, resolveu ser candidato pelo PV. Na ocasião, José de Lima acabou saindo atritado com o casal George e Flávia Morais, os mandachuvas do partido em Goiás.

Foi aceito na sigla novamente em 2018 porque sabiam do potencial do político anapolino na disputa proporcional. Tanto é que José de Lima teve 11.791 votos, o segundo mais bem votado do PDT para deputado estadual. Ou seja, não foi eleito, mas ajudou Karlos Cabral a conseguir seu segundo mandato na Assembleia Legislativa.

O fato de o prefeito Roberto Naves ter valorizado o partido, puxando Jakson Charles para a gestão, fazendo com que o suplente Paulo de Lima ocupasse vaga na Câmara, é encarado como algo positivo pelos pedetistas, um sinal de fidelidade política.

José de Lima tem a opção de procurar outra sigla, mas caso queira seguir na atual, terá sua primeira batalha antes mesmo da campanha: convencer seus companheiros que o melhor para todos é que ele seja candidato.

Paulo de Lima atualmente é vereador, na vaga do titular, Jakson Charles (PSB), que está na prefeitura

#eleições2020 #paulodelima #prefeitorobertonaves #anápolis