Bombeiros registram 1.410 queimadas em GO em junho


||| Número é maior se comparado ao mesmo período do ano passado e segundo o Corpo de Bombeiros, 90% dos incêndios em vegetação são provocados pela ação humana, ou seja, intencionais

FERNANDA MORAIS

Somente no mês de junho de 2019, o Corpo de Bombeiros registrou em Goiás 1.410 queimadas. De acordo com a corporação, 90% delas foram provocadas pela ação humana.

Essa estatística é preocupante, já que número de queimadas em junho deste ano é maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 1.357 pontos de incêndios em vegetação no Estado.

Nessa época do ano é comum que as pessoas coloquem fogo em lotes dentro da cidade. Mas fica o alerta dos bombeiros: a ação pode provocar acidentes de grandes proporções, considerando que as chamas se propagam rapidamente devido ao tempo seco, baixa umidade e ventos fortes.

A preocupação dos bombeiros se estende para as margens das rodovias goianas. A fumaça das queimadas invade a pista, diminui a visibilidade do motorista e aumenta a probabilidade de acidentes.

No final do mês de junho, um idoso de 69 anos foi preso em flagrante colocando fogo em uma mata às margens da BR-153, no trecho que liga os municípios de Morrinhos a Goiatuba.

Foi o primeiro caso de prisão por esse motivo em Goiás no ano de 2019. O homem é dono de uma propriedade rural próxima à rodovia. Segundo denúncias de usuários que passavam pelo local, no momento da queimada a fumaça já tinha invadido a pista dificultando a visibilidade.

O idoso foi levado para uma delegacia da Polícia Civil, onde foi autuado e vai responder criminalmente pela ação.

O Corpo de Bombeiros de Goiás realiza desde o mês passado a Operação Cerrado Vivo 2019. Com foco na prevenção e controle de incêndios em vegetação, consiste na realização de diversas ações educativas, como palestras em escolas e parcerias com sindicatos rurais.

Cartilhas de orientação, visitas a propriedades rurais, oficinas para confecção de abafadores e treinamento de brigadas de incêndio, para atuarem em propriedades rurais e áreas de proteção ambiental, são algumas das atividades, além das ações de combate efetivo de incêndio em vegetação. Os bombeiros lembram que o trabalho preventivo e de conscientização de toda a população é fundamental.

Devido ao tempo seco, baixa umidade e ventos fortes, o fogo na vegetação se alastra rapidamente (Divulgação)

#queimadas #goiás #corpodebombeiros #incêndio #fogo #operaçãocerradovivo2019

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita dos responsáveis pelo Anápolis 360 graus. Editado por eLive Produções.

Estamos nas redes sociais

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo