Projeto quer liberar celular em salas de aula de escolas públicas municipais para uso pedagógico


||| Doze anos depois da sanção de lei que proibia o aparelho, vereadora diz que atende pedido de professores e propõe uso de celular para incrementar as aulas nas escolas públicas municipais de Anápolis

MARCOS VIEIRA

Em 5 de dezembro de 2007, o então prefeito Pedro Sahium sancionou a lei nº 3272, que autorizava o chefe do Poder Executivo a proibir o uso de telefone celular em salas de aula das escolas municipais de Anápolis.

Naquela época, praticamente 12 anos atrás, o entendimento é o que o aparelho representava um empecilho no processo de aprendizagem das crianças.

Hoje existe um projeto na Câmara Municipal alterando a lei de 2007, liberando o celular para uso pedagógico desde que exista, lógico, a orientação de um professor ou de um responsável pela sala de aula.

A autora da matéria, vereadora Professora Geli (PT), que é presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, explica em sua justificativa que a mudança atende ao pedido dos próprios professores.

“O uso do celular como ferramenta de aprendizagem traz inúmeros benefícios aos alunos, pois envolvem a possibilidade de se trabalharem projetos pedagógicos de forma criativa, de aproximar as escolas das evoluções tecnológicas, de promover acesso a informações de modo veloz para os estudantes e de oferecer aos professores um mecanismo que permita novas formas de apresentação de conteúdos”, explica a vereadora.

Memória Naquele ano de 2007, quando houve o entendimento de que telefone celular só prejudicaria uma aula, o mundo conhecia o primeiro Iphone, aparelho icônico que fez mudar para sempre o uso desse tipo de dispositivo móvel.

Até então, uma das grandes novidades do mercado era o BlackBerry, que ganharia espaço no imaginário do consumidor dois anos depois, fundamental para que Barack Obama fizesse uma campanha online e fosse eleito presidente dos Estados Unidos.

#celular #saladeaula #anápolis #projetodelei #câmaramunicipal #vereadoraprofessorageli