CMTT atende pedido do comércio e vai liberar estacionamento na Rua Barão do Rio Branco


||| Agentes de trânsito vão fiscalizar se carros parados na via obedecem rotatividade ou se são os mesmos todos os dias. Objetivo é implantar área azul digital, dando nova concepção para estacionamento público em Anápolis

FERNANDA MORAIS

Em reunião realizada na segunda-feira (15.jul), ficou acordado entre o prefeito Roberto Naves (PTB), o diretor da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), Fernando Cunha, e o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Anápolis (CDL), Wilmar Jardim, que o estacionamento na Rua Barão do Rio Branco será liberado a partir do dia 1º de agosto.

O pedido partiu da classe empresarial da cidade, que alega ao chefe do Poder Executivo que desde a proibição do estacionamento do lado direito da via, em 2012, os lojistas registraram perdas significativas nas vendas. Muitas empresas fecharam e, as que resistiram à crise, tiveram que reduzir gastos como o corte de funcionários para não baixar as portas.

Os comerciantes pediram a liberação do estacionamento de imediato, mas ficou determinado que as vagas estarão disponíveis somente depois do dia 1º de agosto, após as festividades do aniversário de 112 anos de Anápolis, até pelo menos ao final de dezembro desse ano.

O prazo é considerado suficiente para conclusão do projeto de implantação da área azul digital em Anápolis. De acordo com o diretor da CMTT, Fernando Cunha, estudos técnicos estão sendo realizados sobre a viabilidade do sistema. Após a conclusão dessa etapa, o projeto será mandado para o departamento de licitação que fica responsável pela contratação do serviço.

Fernando Cunha disse ainda que assim que a via estiver com a faixa de estacionamento liberada, agentes de trânsito da CMTT estarão na região promovendo um estudo de área. O objetivo é verificar a variação dos veículos que estão estacionados na via.

“O argumento é que as vendas no comércio local caíram desde que proibiram o estacionamento na Barão, mas não faz sentido liberar o benefício se as vagas forem utilizadas diariamente por funcionários e donos das lojas. O consumidor vai continuar com dificuldade para parar o carro próximo aos estabelecimentos”, explicou.

Comerciantes

O presidente da CDL disse que saiu satisfeito da conversa com o prefeito Roberto Naves e o diretor da CMTT. Apesar de concordar que ocupar uma das faixas de rolamento da Rua Barão do Rio Branco vai deixar o trânsito mais lento, Wilmar Jardim afirmou que desde 2012 a via virou uma pista onde os motoristas desenvolvem alta velocidade.

“Até dezembro ficou definida a liberação. No início teremos transtornos e reclamações dos motoristas, principalmente em alguns horários como no período da manhã, na hora do almoço e saída do trabalho. Com o tempo tudo se ajeita. Será bom também para os consumidores que terão mais conforto na hora de fazer as suas compras”, falou. (Com informações da Rádio Manchester News)

Câmara de Dirigentes Lojistas alega que proibição de estacionamento na Barão do Rio Branco atrapalha vendas

#anápolis #trânsito #cmtt #ruabarãodoriobranco #cdl #comércio #estacionamento

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita dos responsáveis pelo Anápolis 360 graus. Editado por eLive Produções.

Estamos nas redes sociais

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo