Presidente da Saneago deixa claro que barragem é única alternativa para Anápolis


||| Ricardo Soavinski falou sobre as necessidades de Anápolis e Goiânia durante audiência pública na Assembleia Legislativa que debateu projeto de venda de 49% das ações da empresa estatal

MARCOS VIEIRA

O presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, disse nesta quinta-feira (17.out) que a companhia construirá barragens em Goiânia e Anápolis, e que esses investimentos entrarão nos planos de ação que serão apresentados às prefeituras das duas cidades, com o objetivo de conseguir a renovação da concessão de exploração do serviço de saneamento básico.

Soavinski falou durante audiência pública na Assembleia Legislativa, cujo objetivo foi debater projeto de lei que abre o capital da Saneago, permitindo a venda de 49% das suas ações. O encontro foi proposto pelo deputado estadual Antônio Gomide (PT).

Segundo o presidente da Saneago, não há alternativa, a não ser construir reservatórios nessas cidades, cujos rios são de baixa vazão, bastante antropizados (modificados pelo homem) e com longos períodos de estiagem. “Na época que tem bastante água, tem que guardar, no mundo inteiro funciona assim”.

Soavinski deixou claro que antes do início da barragem será preciso fazer estudos, cuidar dos impactos ambientais e outorgas, mas essa é a solução proposta para as duas cidades.

O ponto central dos debates na Assembleia girou em torno da não previsão da reaplicação dos recursos obtidos com a venda das ações na própria Saneago. A venda de ações pode gerar até R$ 1,3 bilhão.

Sugestão de emenda apresentada pela Associação dos Advogados da Saneago (Adesag) pede que a lei resguarde pelo menos 60% dos recursos conseguidos com a abertura de capital para a expansão dos serviços de saneamento.

“Estamos num momento extremamente importante, são decisões que serão tomadas e nós estamos aqui com a responsabilidade de abrir esse debate com a sociedade. Precisamos entender o que está sendo colocado em jogo, o que pode ser melhorado nesse projeto, se vamos aceitar ou se não vamos”, disse o deputado Gomide.

#água #saneago #barragem

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita dos responsáveis pelo Anápolis 360 graus. Editado por eLive Produções.

Estamos nas redes sociais

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo