#análise | PSDB troca presidente, mas pouco muda


||| Comissão provisória do partido em Anápolis passa a ser comandada por um novato, o médico Samuel Gemus, mas os outros sete cargos são de velhos conhecidos na política, como Mauro Severiano, Adhemar Santillo e Atair Pio

MARCOS VIEIRA

Com vigência iniciada na quarta-feira (16.out) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com validade até 31 de maio de 2020, a nova comissão provisória do PSDB de Anápolis pouco mudou.

O que se vê no ninho tucano em Anápolis é a essência dos grandes partidos. Os novatos só se inserem no processo com a anuência de quem já está na casa há vários anos.

Tutelados, eles só vão alçar voos próprios quando a penugem virar pena e, lógico, quando as aves maiores liberarem o espaço aéreo.

O médico Samuel Gemus é o presidente dos tucanos de Anápolis. Depois de uma disputa eleitoral para deputado estadual em 2018, ainda pelo SD, ele se mostrou aberto a mudar de sigla, pensando no pleito de 2020.

Gemus tem sido tratado por muitos como uma boa aposta, alguém com perfil para agradar as urnas, mas ainda não foi dessa vez que ele assumiu o protagonismo dentro de um partido, embora tenha se tornado o presidente.

É preciso lembrar que sua chegada ao principal posto do PSDB local teve o suporte do presidente regional, Jânio Darrot, prefeito de Trindade, habilidoso articulador, que em visitas aos companheiros anapolinos foi minando resistências e construindo pontes.

A última delas foi com o vereador Pastor Elias, que até outro dia estava propenso a trocar de partido. Mais recentemente ele elogiou Darrot publicamente, em sessão da Câmara Municipal. Disse que tinha visitado o prefeito, almoçado com ele e selado uma parceria partidária.

Elias é membro dessa nova comissão provisória, ao lado dos outros dois vereadores do PSDB, Américo e Mauro Severiano. Há outras figuras bem conhecidas nesse novo comando.

O vice-presidente é Atair Pio, ex-vice-prefeito de Anápolis. A advogada Maristela Rodrigues foi escolhida como secretária-geral e a ex-deputada Onaide Santillo, tesoureira. Fecha o grupo o ex-prefeito Adhemar Santillo, também membro da comissão.

São nomes experientes e que representam diferentes vertentes da sociedade. Resta saber qual o espaço que Samuel Gemus terá para que alguém possa falar que o PSDB passou por uma renovação. A conferir também a habilidade do novo presidente em conquistar espaços sem perder aliados.

#psdb #anápolis #eleições2020 #x

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita dos responsáveis pelo Anápolis 360 graus. Editado por eLive Produções.

Estamos nas redes sociais

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo