Anápolis terá Sistema Único de Assistência Social


||| Secretária de Desenvolvimento Social, Eerizânia Lobo (foto), anuncia que prefeito Roberto Naves enviará projeto de lei para Câmara propondo a regulamentação do Suas em Anápolis

MARCOS VIEIRA

O prefeito Roberto Naves (sem partido) irá enviar à Câmara Municipal, projeto de lei que regulamenta o Sistema Único de Assistência Social (Suas) na estrutura administrativa da Prefeitura de Anápolis.

O anúncio foi feito pela secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eerizânia Lobo, na quarta-feira (16.out), durante a 12ª Conferência de Assistência Social. Segundo ela, o texto da propositura já recebeu a aprovação do prefeito e parecer da Procuradoria-Geral do Município.

O Suas é um sistema descentralizado e participativo, caracterizado pela gestão compartilhada e cofinanciamento das ações pelos três entes federados e pelo controle social exercido pelos Conselhos de Assistência Social dos municípios, Estados e União.

No Suas, as ações da assistência social são organizadas tendo como referência o território onde as pessoas moram, considerando suas demandas e necessidades. Os programas, projetos, serviços e benefícios devem ser desenvolvidos nas regiões mais vulneráveis, tendo a família como foco de atenção.

“A política de assistência social nacional foi garantida há 26 anos e o Município não havia regulamentado. Agora sim, graças ao prefeito Roberto Naves e a primeira-dama Vivian Naves. A regulamentação garante a continuidades das políticas públicas para as futuras gerações”, disse Eerizânia no evento.

#anápolis #assistênciasocial #suas #desenvolvimentosocial