Escritor de Anápolis vence a tradicional Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos


||| Solemar Oliveira foi premiado pela Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos, com a coletânea de contos ‘As Casas do Sul e do Norte’; outro escritor da cidade, José Fábio da Silva, recebeu menção honrosa do júri

DA REDAÇÃO

A coletânea de contos ‘As Casas do Sul e do Norte’, do escritor de Anápolis Solemar Oliveira, ganhou a Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos, em prosa, edição 2019.

Já o poeta Divino Damasceno de Almeida, da Cidade de Goiás, faturou o gênero poesia, com ‘Outros Versos Mais’. O júri concedeu menção honrosa, categoria prosa, ao livro ‘Um Artista do Seu Tempo’, de autoria de José Fábio da Silva, também de Anápolis.

O anúncio dos vencedores foi feito pelo presidente da União Brasileira de Escritores Seção Goiás (UBE-GO), historiador e escritor Ademir Luiz. “Trata-se do mais antigo prêmio literário brasileiro em atividade e o mais importante do Estado de Goiás”, frisa.

A Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos foi criada pelo primeiro prefeito de Goiânia, Venerando de Freitas Borges. O prêmio já editou mais de 100 livros, entre eles clássicos da literatura goiana. Foi por meio dela que o escritor Bernardo Élis, imortal da ABL, publicou seu primeiro livro, ‘Ermos e Gerais’.

Integram também a lista nomes consagrados como Edival Lourenço, Heleno Godoy, Yeda Schwartz, Miguel Jorge, Valdivino Braz e Delermando Vieira.

A banca do concurso é composta por três membros. Em 2019, os três jurados foram Cristiano Deveras, representando a UBE-GO; Marley Costa, representando a Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia; e Brasigóis Felício, da Academia Goiana de Letras.

Os ganhadores têm as suas obras publicadas pela Prefeitura de Goiânia e recebem um prêmio em dinheiro equivalente a 20 salários mínimos (R$ 19.960,00).

#prêmioliterário #hugodecarvahoramos #solemaroliveira #cultura

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita dos responsáveis pelo Anápolis 360 graus. Editado por eLive Produções.

Estamos nas redes sociais

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo