Programa Voluntário de Coração se torna permanente com regulamentação por lei


||| Idealizado pela primeira-dama de Anápolis, Vivian Naves, programa que faz conexão de voluntários com instituições é objeto de projeto de lei que também cria comenda para os destaques do ano na área

MARCOS VIEIRA

Idealizado pela primeira-dama de Anápolis, Vivian Naves, o programa ‘Voluntário de Coração’ será regulamentado através de um projeto de lei, atualmente em tramitação na Câmara Municipal.

Com isso, a proposta do poder público de aproximar aqueles que têm interesse em serem voluntários como instituições que precisam de ajuda passa a ser uma política de governo, garantindo continuidade e, com isso, ampliações futuras.

O texto ainda será analisado pelas comissões antes de ser votado em plenário. Depois disso, ele segue para sanção do prefeito Roberto Naves (sem partido), autor do projeto de lei que também cria a ‘Comenda Voluntário de Coração’.

“Fica instituído o programa ‘Voluntário de Coração’ e a ‘Comenda Voluntário de Coração’, com a qual serão agraciados os cidadãos participantes que, em cada ano, se sobressaírem no programa que visa promover a cidadania e estimular o desenvolvimento de uma sociedade participativa e prática com o objetivo de minimizar as desigualdades sociais”, diz o artigo primeiro da propositura.

A proposta é que a comenda seja entregue anualmente em 28 de agosto, Dia Nacional do Voluntariado. Uma comissão nomeada pelo prefeito irá escolher aqueles que merecem ganhar a honraria.

Na justificativa do projeto o prefeito explica que a Assessoria Especial de Inovação do seu gabinete criou um portal na internet que disponibiliza um cadastro de voluntários, permitindo o acompanhamento de todos os serviços, ações e campanhas de interesse social e comunitário realizados pela Prefeitura de Anápolis.

Ou seja, o acesso ao portal viabiliza a conexão de voluntários e instituições públicas, por meio da candidatura do interessado às vagas disponibilizadas em ações, campanhas ou serviços. Ao final do processo, após cumprir os acordos firmados no termo de compromisso, o certificado de realização de serviço voluntário poderá ser emitido através de validação eletrônica.

Primeira-dama Vivian Naves no lançamento de programa que passa a ser política de governo (Bruno Velasco/Dircom)

#anápolis #voluntáriodecoração #primeiradamaviviannaves #prefeitorobertonaves #câmaramunicipal #projetodelei