“Avançamos em todas as áreas. Agora é manter o ritmo em 2020”


||| Prefeito Roberto Naves diz que Anápolis é uma cidade diferente, não para de crescer em todas as áreas e que é unânime na cidade o fato de que a administração conseguiu avançar em todas as áreas

DA REDAÇÃO

O prefeito Roberto Naves (PP) se reuniu com seus secretários na quinta-feira (26.dez) para fazer uma avaliação de 2019 e traçar metas para 2020, ressaltando que por se tratar de um ano eleitoral é preciso alguns cuidados especiais. Foi discutida também a saída de auxiliares que pretendem se candidatar. Em entrevista coletiva, Roberto falou sobre esses assuntos e confirmou a proximidade de renovação do contrato da Saneago com Anápolis.

O senhor fez essa reunião com os secretários com qual objetivo? Fizemos uma reunião para darmos as diretrizes de como encerrar o ano e fazermos todo o planejamento para 2020, antecipando a situação de um ano diferente, quando a legislação é diferente, a responsabilidade no que diz respeito às ações é um pouco diferente, tudo mais criterioso por ser um ano político. Então fizemos a reunião para que possamos estar atentos a tudo isso, o que pode e o que não pode, para que a gente mantenha o foco, definir o que são prioridades para a cidade de Anápolis, fazer um trabalho conjunto de várias secretarias para poder destravar algumas coisas importantes, agilizar outras coisas importantes, como o Daia e tantas outras que temos que entregar para Anápolis. Foi uma reunião de trabalho normal, visando realmente o planejamento e execução que queremos para 2020.

Os secretários estão bem orientados do que pode e não pode, por se tratar de um ano eleitoral? Sim, eles estão bem orientados, estamos muito confiantes. Todas as pastas avançaram bastante, Anápolis é uma cidade diferente, não para de crescer em todas as áreas. É unânime isso na cidade, saber que conseguimos avançar em todas as áreas. Então é ver a parte legal para manter o mesmo ritmo que tivemos em 2017, 2018 e 2019. Agora é manter o ritmo em 2020, não perder o foco e lançar as obras na hora certa por causa da chuva, terminar as obras que precisam ser terminadas, garantir uma melhor qualidade de vida para a população, pensar no futuro da nossa cidade no que diz respeito à água e as obras do governo do Estado, no que diz respeito ao distrito agroindustrial municipal, ampliação dos nossos programas, seja no Graduação ou no Preparação, continuar os avanços na saúde e educação. Discutimos também os secretários que devem se afastar para serem candidatos. Tudo isso foi colocado nessa reunião.

Já tem uma data para esse afastamento? A data é da própria legislação, que é em abril. Agora o que acertamos é que essa data não será limite para todos os secretários. Eu vou me reunir com cada um e a gente vai chegar a um acordo de tal forma que a pessoa consiga deixar tudo organizado, que ela consiga concluir o que começou. Acho que não precisa de uma data única para todo mundo. Se amanhã acharmos que o ciclo de um ou outro secretário que é candidato já se encerrou, naturalmente a gente fará a troca porque os nomes já estão definidos na nossa cabeça.

São apenas três secretários que serão candidatos? Do que foi informado, sim. O vereador Jakson Charles [secretário de Meio Ambiente] deve ser pré-candidato a reeleição. É pré-candidato a vereador o secretário da Educação, Alex Martins, e é também o Rodolfo Valentini, que é presidente do Issa. No caso do Alex o nome da substituta já foi confirmado, que é a professora Sonja Lacerda. No caso do Jakson e do Rodolfo, ainda estamos discutindo e avaliando possíveis nomes.

E a Secretaria de Desenvolvimento Econômico? Vamos definir [um titular] até 31 de dezembro. Temos dois nomes e estamos procurando uma pessoa que possa ser arrojada, que possa dar continuidade ao trabalho que era feito lá. Uma pessoa que apresente um currículo e possa fazer daquela secretaria o que esperamos, entregando para Anápolis o que ela espera, ampliando em alguns setores, no que diz respeito a distritos, integração maior com o governo estadual, junto à Codego.

O governador Ronaldo Caiado falou sobre renovação de contrato da Saneago com Anápolis, disse que a empresa fará na cidade o segundo maior investimento em Goiás. O senhor confirma? Estamos em fase final de construção desse contrato. Se chegarmos aos moldes que a prefeitura entende que realmente é bom para a cidade de Anápolis, e está muito próximo, não temos dificuldade em assinar o contrato. Na verdade não é o segundo maior investimento. Proporcionalmente é o maior investimento que a Saneago fará nos próximos 30 anos. É aproximadamente meio bilhão de reais a ser investido, de forma que vamos dar o que a cidade realmente necessita, água que é qualidade de vida, o tão sonhado reservatório, interligação dos poços, nova estação de tratamento. Isso foi discutido, o governador é apaixonado pela cidade, um grande parceiro que tenho, e boa vontade e competência o presidente da Saneago tem. Então está encaminhando para que tenhamos esse desdobramento. A gente realmente atrasou um pouco essa negociação, esperamos que fosse publicada a negociação de Goiânia, pois assim a gente parte de um piso.

#anápolis #prefeitorobertonaves #eleições2020 #balanço2019 #saneago