
||| A página na internet reúne textos e vídeos que orientam a pessoa a identificar uma notícia falsa, além de esclarecer mitos que circulam desde o pleito passado, como a segurança da urna eletrônica
DA REDAÇÃO
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou a página “Fato ou Boato?” para tentar reduzir o impacto das notícias falsas (fake news) nas eleições de 2020.
Para acessar, clique aqui.
O site é dividido em oito áreas: Passo a Passo, Esclarecimentos, Quiz, Mitos Eleitorais, Agências, Posts, Candidatos e Fake News.
A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) colabora com o TSE, dando dados de como é possível identificar uma página falsa.
Também há textos e vídeos produzidos na eleição passada, de 2018, que desmentem informações falsas, comuns nas redes sociais, sobretudo sobre as urnas eletrônicas e processo de apuração.
O TSE aproveita o espaço virtual para incentivar o eleitor a conhecer seu candidato. A ideia é orientar o cidadão a pesquisar o passado dos políticos, para verificar se eles têm problemas com a Justiça ou se cumpriram as promessas de campanha, entre outras informações.
#anápolis #notícias #tse #legislaçãoeleitoral #fakenews #eleições2020