Brasileiros resgatados na China chegam à Base Aérea de Anápolis


Maristella Marszalek/Ministério da Defesa

||| São 34 pessoas que agora passam a cumprir 18 dias de quarentena na unidade militar anapolina, todos vindos da região de Wuhan, na China, epicentro mundial do surto do novo coronavírus

DA REDAÇÃO

Os 34 brasileiros resgatados na China já estão na ALA 2, a Base Aérea de Anápolis, para o isolamento que irá 18 dias. Os dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) que foram enviados ao país asiático para a Operação Regresso pousaram em solo anapolino às 6h05 e 6h12 deste domingo (9.fev), vindos de Fortaleza, última escala técnica da missão.

São pessoas que estavam em Wuhan, epicentro do surto mundial de coronavírus. As aeronaves também trouxeram quatro poloneses e um chinês que desembarcaram em Varsóvia, na Polônia, um dos locais de escala para abastecimento.

Os repatriados vão permanecer em quarentena por 18 dias, no hotel de trânsito da Base Aérea de Anápolis, que foi especialmente preparado para essa operação. A tripulação dos aviões, formada por médicos, pilotos, enfermeiros e outros profissionais, também vai cumprir período de quarentena.

De acordo com o governo federal, todos os brasileiros ficarão em apartamentos individuais. Crianças ficam com os pais. O grupo inclui crianças de 2 e 3 anos e outras de 7 a 12 anos. As visitas estão proibidas.

Prefeito Roberto Naves

“Confiamos que tudo foi preparado com o máximo rigor”

Presente na Base Aérea no momento da chegada dos brasileiros repatriados da China, o prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP), falou com a imprensa.

Qual o posicionamento da prefeitura diante da vinda dos brasileiros para Anápolis? Posicionamento de muita tranquilidade, de muito respeito, confiando no Ministério da Defesa, confiando no Ministério da Saúde, que tudo foi preparado dentro do máximo rigor no que diz respeito a essa quarentena. E a cidade de Anápolis encarou com muita tranquilidade. São brasileiros que querem voltar para suas casas, e como eu disse em outras entrevistas, o que estamos fazendo por eles é aquilo que gostaríamos que fizessem por nós, ou pelos nossos familiares.

Qual o suporte que a cidade vai dar caso haja alguma necessidade? Qualquer tipo de emergência médica será prestado pelo Hospital de Base, em Brasília. Então não será utilizada a rede municipal de saúde ou a rede estadual. O município de Anápolis se colocou à disposição da Base Aérea naquilo que precisa em termos de estrutura, mas em termos de pessoal não, até mesmo porque estamos aqui com aquilo que há de melhor no Brasil, tanto no processo de descontaminação quanto no processo da quarentena.

Como está respondendo a cidade em relação à vinda desses brasileiros? O goiano, o anapolino, é muito receptivo. Ele é acolhedor e entendeu. No começo, claro, houve certa apreensão, era muito desconhecido, mas contamos com a ajuda da imprensa e conseguimos fazer com que a informação verídica chegasse aos quatro cantos de Anápolis e que a sociedade entendesse que nós não queríamos, mas é necessário, e se a gente pode ajudar o brasileiro, o irmão que está precisando, então a cidade se colocou à disposição e não temos nenhum tipo de problema acontecendo, pânico ou qualquer coisa.

Esse acolhimento é um exemplo para o País? Não sei se um exemplo para o Brasil ou o mundo, mas a cidade faz aquilo que tem que ser feito. É realmente nesse momento que as pessoas precisam dos seus governantes. E é por isso que atuamos 24 horas por dia junto ao governador Ronaldo Caiado, junto ao presidente Jair Bolsonaro, e todos aqueles que estão envolvidos nesse processo.

#anápolis #notícias #resgate #brasileiros #coronavírus #vírus #wuhan #china #baseaéreadeanápolis #ala2 #quarentena #isolamento

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita dos responsáveis pelo Anápolis 360 graus. Editado por eLive Produções.

Estamos nas redes sociais

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo