Bairros aguardam passagem de tubulação por baixo da BR-060 para terem rede de esgoto


||| Obra que irá beneficiar milhares de moradores da região leste de Anápolis está travada porque falta autorização para se passar uma tubulação na rodovia, entre o Tesouro e o Jardim Flor de Liz

MARCOS VIEIRA

A conclusão da implantação de rede de esgoto em bairros da região leste de Anápolis, uma obra que irá beneficiar milhares de pessoas, depende de uma autorização para se passar uma tubulação por baixo da BR-060, entre o Tesouro e o Jardim Flor de Liz.

Na segunda-feira (10.fev), a Câmara Municipal aprovou Moção de Apelo pedindo ao governador Ronaldo Caiado (DEM) e ao presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, que se atente ao problema. O documento também foi enviado aos deputados estaduais da cidade, Amilton Filho (SD), Antônio Gomide (PT) e Coronel Adailton (PP).

O apelo partiu do vereador Pastor Elias (PSDB), que desde o ano passado vem tentando uma solução para a demanda. Ele já havia feito moção pedindo à concessionária da BR-060, a Triunfo Concebra, que dê a autorização para a obra. Nenhuma resposta foi dada até agora.

A tubulação é do tipo não destrutiva, ou seja, não interfere na rodovia. E ela é essencial para que a rede de esgoto feita em 14 bairros possa, enfim, ser usada.

As obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário das bacias do Felizardo e Góis já se transformaram em uma verdadeira novela. A empresa vencedora da licitação, Essencial Construtora, iniciou os trabalhos em 14 de outubro de 2015. Ou seja, são quatro anos e quatro meses, sendo que o contrato dava 18 meses para a obra, em uma vigência total de 21 meses.

A demora ainda vem acompanhada de serviço mal feito. Na semana passada a Saneago foi chamada para fiscalizar a qualidade da recomposição do asfalto feita pela Essencial no Jardim Tesouro, Alvorada e Santo Antônio.

Após implantar a rede de esgoto, a empreiteira fez um recapeamento nas extremidades das vias que não suportou a primeira chuva forte deste ano. Os buracos atrapalham a entrada da garagem de diversas casas, em pontos diferentes dos bairros.

A Saneago informou que já tomou as medidas cabíveis para correção dos trechos onde se detectou má qualidade do serviço prestado pela empresa contratada. Inclusive, disse que está em avaliação a aplicação de penalidades contratuais cabíveis.

Alguns bairros já estão com a rede de esgoto ligada nesse contrato com a Essencial: Conjunto Filostro Machado, Residencial Vila Feliz, Residencial Morada Nova, Granville, Residencial Ayrton Senna, Parque São Jerônimo, Vila Sul, Chácaras Americanas e Santo Antônio.

No final do ano passado, quatro setores aguardavam o interceptor de travessia do córrego: Jardim Ibirapuera, Residencial Summerville, Jardim Flor de Liz e Jardim Itália. Outros oito aguardam a travessia da BR-060: Granjas Santo Antônio, Jardim Tesouro, Vila Operária, Parque São Conrado, Condomínio Sol Nascente, Residencial Alfredo Abrão e Jardim Alvorada.

#anápolis #notícias #saneago #rededeesgoto #regiãoleste #br060 #triunfoconcebra

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita dos responsáveis pelo Anápolis 360 graus. Editado por eLive Produções.

Estamos nas redes sociais

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo