O tamanho de cada partido político em Anápolis


||| Saiba quantos filiados tem cada partido político na cidade às vésperas de um processo eleitoral que vai eleger prefeito e vereadores para os próximos quatro anos. Relembre como era esse cenário em 2016, no último pleito municipal

MARCOS VIEIRA

O PSDB é o partido que tem o maior quadro em Anápolis: são 2.833 filiados, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referentes a janeiro de 2020. No mesmo mês de 2016, também um ano em que houve eleição municipal, a cidade tinha 3.066 eleitores filiados à agremiação tucana. A redução foi de 7,6%.

Em segundo lugar na lista aparece o PT, hoje com 2.751 filiados. Em quatro anos a perda foi de 38 membros, já que em janeiro de 2016 o TSE contabiliza 2.789 filiados em Anápolis ao Partido dos Trabalhadores.

O MDB aparece em terceiro na lista atual do TSE: são 2.219 eleitores filiados ao partido na cidade. Esse número representa um ganho de 17,9% em relação a janeiro de 2016, quando os emedebistas somavam 1.882 membros na cidade.

O crescimento pode ser explicado pela eleição estadual de 2018, quando a sigla teve candidato a governador, o então deputado federal Daniel Vilela, que acabou levando novos grupos aos quadros emedebistas, dando uma movimentada no partido em Anápolis.

O TSE informa ainda que 1.753 eleitores anapolinos estão filiados ao PP, partido do prefeito Roberto Naves (PP) desde novembro do ano passado. Em janeiro de 2016, a cidade tinha 1.807 filiados ao Progressistas. Esse número deve crescer até 4 de abril, prazo final para filiações de quem deseja ser candidato, já que existe uma grande movimentação em direção à sigla do prefeito. Vereadores devem se filiar ao PP, por exemplo, levando consigo grupos de apoiadores.

Um crescimento considerável acontece no PV, do vereador Domingos Paula. O Partido Verde tinha 146 filiados em Anápolis em janeiro de 2016. Agora, soma 1.471, um crescimento em quatro anos de 907%.

O DEM do governador Ronaldo Caiado registrava 1.417 filiados na cidade há quatro anos e, de acordo com o TSE, possui 1.570 filiados neste início de 2020. Também deve ganhar novos quadros até 4 de abril, já que o vice-prefeito Márcio Cândido já confirmou que deixa o PSD para ingressar no Democratas, levando consigo seu grupo de apoiadores.

No primeiro mês de 2016, o PTB registrava 1.245 filiados. O partido que lançaria Roberto Naves, que acabaria vitorioso nas urnas naquele ano, tem hoje 1.275 filiados, mas pode perder membros, já que a desfiliação do prefeito representa a saída de gente que lhe acompanha na carreira política.

O PL, antigo PR, é o quinto maior partido de Anápolis em número de filiados, apesar de não ter ninguém com mandato: são 1.605 pessoas registradas em seus quadros. Houve um crescimento em quatro anos, já que em janeiro de 2016 o TSE indicava 1.469 filiados.

O PCO é a menor legenda em Anápolis, com apenas um membro. Na penúltima posição aparece outra legenda de extrema esquerda, o PCB, com três filiados. A REDE tem 23 membros, menor que o PSTU, com 50 filiados. Apesar da onda Bolsonaro, o PSL é o 14º partido em Anápolis, com 563 pessoas registradas no TSE.

#anápolis #notícias #partidospolíticos #filiações #tse #eleições2020

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita dos responsáveis pelo Anápolis 360 graus. Editado por eLive Produções.

Estamos nas redes sociais

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo