UEG tem terceiro reitor interino em dez meses


||| Interinidade começou em abril do ano passado, com a renúncia do reitor eleito Haroldo Reimer. Promessa é que novo responsável pela universidade, Valter Campos, prepara processo eleitoral para novembro deste ano

DA REDAÇÃO

O professor Valter Gomes Campos é o novo reitor interino da Universidade Estadual de Goiás (UEG). É o terceiro a ocupar o cargo após renúncia do reitor eleito, Haroldo Reimer, em abril do ano passado, após denúncias de uso irregular de verbas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Com a saída de Reimer, havia assumido a reitoria Ivano Alessandro Devilla, que apresentou sua renúncia em 19 de setembro de 2019, alegando que não acreditava em uma “interinidade sem data para terminar”. Ele disse que não via naquele momento a vontade do governo estadual em agilizar nomeações de cargos de gestão e organizar uma eleição para novo reitor.

Com a isso, assumiu a reitoria o procurador do Estado Rafael Borges. Essa foi uma intervenção direta do Estado na UEG, pois não havia nome para substituir o professor Devilla.

Em texto publicado no site da UEG, é dito que Valter Campos, que é ex-pró-reitor de Graduação, assume em um “momento estratégico para a universidade e a partir de um movimento do Governo de Goiás de devolver a gestão universitária para a própria UEG”.

Além do reitor, a UEG teve a nomeação de pró-reitores de Graduação e de Extensão e Assuntos Estudantis; e diretores dos Institutos Acadêmicos de Ciências da Saúde e Biológicas, de Educação e Licenciaturas, de Ciências Tecnológicas e de Ciências Agrárias e Sustentabilidade.

O período de interinidade na reitoria segue até novembro, quando acontece eleição para o cargo.

Os novos cargos de gestão na UEG seráão ocupados pelos seguintes profissionais: Suely Miranda Cavalcanti Bastos (Pró-Reitoria de Graduação), Adriana Aparecida Ribon Ogera (Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis), Vanessa Cristiane de Santana Amaral (Instituto Acadêmico de Ciências da Saúde e Biológicas), Francisco Manoel Bezerra e Rocha (Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas), Antônio Cruvinel Borges Neto (Instituto Acadêmico de Ciências Tecnológicas) e Sueli Martins de Freitas Alves (Instituto Acadêmico de Ciências Agrárias e Sustentabilidade).

Valter Campos discursa durante sua posse no último dia 13.fev (Foto: Divulgação/UEG)

#anápolis #notícias #ueg #reitoria #reitorinterino #posse #valtercampos