Bispo de Anápolis divulga nota com recomendações para igrejas, padres e fiéis


||| Dom João Wilk orienta a todos a seguirem as determinações das autoridades públicas e comunica suspensão de missas, batizados e qualquer evento social que seja realizado a partir da Igreja Católica

MARCOS VIEIRA

O bispo da Diocese de Anápolis, dom João Wilk, publicou nota nesta quarta-feira (18.mar), com orientações aos religiosos da Igreja Católica e fiéis nesse período de quarentena do coronavírus.

As missas passam a ser celebradas sem a presença das pessoas, mas podem ser acompanhadas ao vivo, diariamente a partir das 19h30, na página da Diocese de Anápolis no Facebook.

Os mutirões de confissões, comuns neste período de quaresma, estão suspensos. Permanecem as confissões individuais, mas é preciso guardar distância entre as pessoas dentro da igreja.

Estão suspensos os encontros catequéticos, reuniões de grupos, festas sociais e quermesses, ou qualquer outro evento social ligado à igreja.

Somente os batismos em casos de emergência serão realizados. A orientação é que os sacerdotes conversem com os noivos para um adiar cerimônias de casamento, mas caso isso seja inevitável, é preciso obedecer as normas de restrição de pessoas.

Já a unção dos enfermos segue acontecendo, mas não serão ministradas por padres que tenham mais de 60 anos de idade e, portanto, estão no grupo de risco. A mesma recomendação aos padres vale também para funerais.

A nota diz que as igrejas devem permanecer abertas o maior tempo possível para a oração pessoal, mas que os fiéis “guardem distância prudencial um dos outros, conforme orientação das autoridades sanitárias”.

O bispo encerra a nota se dirigindo a governantes, profissionais da saúde, de assistência social e de segurança. “Sejam prudentes e tenazes, corajosos e generosos. Estejam certos de que não ficarão sem a devida recompensa do Alto e terão o sincero reconhecimento dos concidadãos”, escreve dom Wilk.

#anápolis #notícias #coronavírus #covid19 #domjoãowilk #igrejacatólica #regras #isolamento