Sebrae orienta micro e pequenos a enfrentaram crise gerada pelo covid-19


||| Entidade direciona esforços para ajudar micro e pequenos empresários a lidar com o momento de pandemia de coronavírus e garantir a sobrevivência de seus negócios

DA REDAÇÃO

O Sebrae concentrou todos os seus esforços para orientar micro e pequenos empresários nesse momento de crise em decorrência da pandemia do coronavírus.

‘Juntos, podemos superar muitos desafios’ é a mensagem da entidade nesse momento em que milhares de negócios estão ameaçados. Diante de uma situação inédita para todos, o Sebrae tem colhido exemplos do que empresários de todo o Brasil e do mundo têm feito para se fortalecer.

A entidade segue acreditando no poder da capacitação e nesse momento oferece cursos online e gratuitos para que os empreendedores possam desenvolver habilidades em diversos temas de gestão e aplicar seus conhecimentos na busca de soluções criativas para o seu negócio.

A regional Centro do Sebrae Goiás, em Anápolis, segue as determinações das autoridades e fechou o seu atendimento presencial e demais atividades por período indeterminado, mas a gerente Daniela Caixeta reforça que os profissionais da entidade estão prestando atendimento via central de relacionamento e através de canais online.

Há informações importantes e diárias no portal sebraego.com.br. A central de relacionamento funciona no 0800-570-0800. Os cursos à distância podem ser acessados pelo endereço eletrônico ead.sebrae.com.br.

Cinco dicas de gestão

Para ajudar os pequenos negócios a superarem esse momento, o Sebrae está desenvolvendo um conjunto de soluções voltadas a atender a cada um dos segmentos mais atingidos. De acordo com o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto, a crise pode ser uma oportunidade para o empreendedor criar soluções inovadoras, que contribuam com o desenvolvimento e a profissionalização do negócio.

Segundo o especialista, a crise é causada fundamentalmente por um problema de caixa. Na medida em que a população se vê forçada a circular menos e evita sair de casa, o consumo de produtos e serviços tende a ter uma queda significativa. “Se o problema é de caixa, a gente precisa buscar o equilíbrio. Isso passa por tentar reforçar as receitas, por um lado, e reduzir os custos de outro”, diz o gerente Enio Pinto.

Confira cinco dicas do Sebrae para aumentar as vendas e reduzir os custos no momento de crise:

1º Uso de Mídia Sociais No momento em que o cliente se retraiu e está praticamente recluso em casa, os donos de pequenos negócios precisam usar ferramentas digitais para chegar até o público. Uma solução rápida e de baixo custo é investir na criação de perfis da empresa nas principais mídias sociais (Instagram e Facebook).

2º Plataformas de vendas online Se a sua empresa ainda não conta com ferramentas de venda online, esse é o momento de tomar essa atitude. Avalie qual das diferentes plataformas disponíveis no mercado mais se adéqua às suas necessidades.

3º Aplicativos de Delivery Prestadores de serviço e negócios de alimentação fora do lar começam a sofrer com a ausência de clientes. Neste caso, é melhor o empresário se adequar para pagar as taxas cobradas pelos aplicativos de delivery do que não vender nada. No segmento de alimentação, a adesão dos bares e restaurantes a esses aplicativos se tornou praticamente uma necessidade neste momento de crise provocada pelo coronavírus. Se você ainda tinha alguma resistência a esse modelo, essa é a hora de repensar sua estratégia.

4º Avalie seus custos É fundamental que o empreendedor conheça profundamente os custos da sua empresa e seja capaz de avaliar quais são aqueles imprescindíveis para manter o negócio operando. Em um contexto de queda do faturamento, ele precisa priorizar aqueles que são realmente fundamentais e cortar ou reduzir os demais.

5º Negocie com seus fornecedores Com a queda do faturamento, você vai precisar negociar com seus fornecedores um melhor prazo para cumprir seus compromissos. Essa negociação pode trazer o fôlego necessário para manter em dia aqueles gastos e despesas que não podem ser adiados.

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