Gráfico mostra evolução da Covid-19 em Anápolis em 34 dias


||| Em março, mês quando houve o primeiro registro, a doença pouco evoluiu na cidade; em contrapartida, abril mostra crescimento mais acentuado, com destaque para os dias 14 e 15, de maior evolução, com quatro novos casos em 24 horas

MARCOS VIEIRA

Levantamento feito pelo Anápolis 360º mostra a evolução dos casos confirmados de Covid-19 a partir do primeiro registro da doença na cidade, em 16 de abril – momento em que a Secretaria Municipal de Saúde passou a divulgar boletins informativos diários sobre o coronavírus.

A curva do gráfico feito pela reportagem mostra pouca evolução durante a segunda quinzena do mês de março. Do dia 16 ao dia 31 do mês passado, houve salto de apenas um para quatro casos confirmados da doença.

O período coincide com a maior adesão ao isolamento social determinado pelas autoridades sanitárias – naquele momento havia uma preocupação maior com os efeitos da doença do que propriamente com a economia, que atualmente divide opiniões em relação à eficácia das medidas de proteção que evitam um contágio em massa e, consequentemente, o colapso do sistema de saúde.

A curva sobe de maneira mais acentuada do dia 1º para 3 de abril, dobrando o número de casos confirmados: de quatro para oito. Alguns dias de estabilidade e novo crescimento em 6 de abril, com a confirmação de 11 casos. A partir daí foram três dias seguidos de crescimento da doença: dia 7 (12 casos), dia 8 (13 casos) e dia 9 (15 casos).

A marca de 20 casos foi atingida no dia 13 abril. Já nos últimos dias a curva só cresceu, culminando nos 30 casos atuais. Registro para o avanço do dia 14 para o dia 15: de 20 para 24 casos, o maior registro de novos casos na cidade em um período de 24 horas.

#anápolis #notícias #coronavírus #covid19 #pandemia #evoluçãocasos #gráfico #saúdepública