IFG de Anápolis abre inscrições para voluntários no combate à Covid-19


||| Instituto tem desenvolvido uma série de atividades: desde a produção de álcool em gel e protetores faciais para profissionais de saúde, até uso de carro de som para informar comunidade dos perigos durante pandemia

DA REDAÇÃO

O campus Anápolis do Instituto Federal de Goiás (IFG) está propondo uma série de ações para ajudar no combate ao coronavírus. Algumas atividades já foram iniciadas, mas outras aguardam o apoio de voluntários para serem concretizadas.

Para fazer parte dessas iniciativas, é preciso preencher um formulário online, clicando aqui.

“Como muitas pessoas estão em casa, preocupadas com a situação da comunidade, pensando como podem ajudar, decidimos disponibilizar esse formulário como forma de mapear os interessados em colaborar com as ações do IFG e unir esforços de quem pode oferecer seus conhecimentos, sua vontade e solidariedade nesse momento, àqueles que mais precisam”, diz a diretora-geral do IFG Anápolis, Elza Gabriela Miranda.

Veja a lista de ações propostas pelo IFG Anápolis:

1 – Produção de álcool em gel e álcool 70% (iniciada) Produção de álcool em gel e álcool 70%, a partir de componentes alternativos aos utilizados normalmente, para serem doados às secretarias municipais de saúde, conforme orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A ação é coordenada por uma equipe de docentes da área de Química do campus e usa as embalagens doadas pela CDL Anápolis.

2 – Produção de kit saneante (não iniciada) Produção de kits com sabonete líquido, hipoclorito e desinfetante, que serão produzidos nos laboratórios de química do campus, para serem doados às famílias em situação de vulnerabilidade social. A Ledal Química de Goiânia doou parte dos frascos que serão usados nos kits.

3 – Produção de Face Shield para profissionais de Saúde (iniciada) Fabricação de máscaras face shield e N95, por meio de impressora 3D. Em Anápolis foi mediado o contato com o Rotary Club para uma doação de R$ 50 mil para a produção dos escudos faciais. A doação foi direcionada para a produção que está sendo feita no CiteLab do IFG, em parceria com a UFG. As máscaras prontas, cerca de 3,5 mil unidades, serão destinadas às unidades de saúde das cidades de atuação do Rotary como Anápolis, Goiânia, e Araguarina (TO).

4 – Triagem de casos suspeitos (não iniciada) O campus Anápolis tem estudado o apoio a um projeto proposto por um estudante do curso de bacharelado em Ciência da Computação que visa auxiliar na triagem de casos suspeitos, o encaminhamento às unidades de saúde, e a possível rede de contato dos casos suspeitos para reforçar as orientações sobre o isolamento.

5 – Rede de oferta de produtos e serviços (não iniciada) Durante o período de afastamento social, muitos pequenos comerciantes, empresários, produtores e profissionais da cultura estão sem condições de oferecerem seus produtos e, consequentemente, estão sem renda para a manutenção de seus negócios e sustento de suas famílias. A proposta é criar uma rede de divulgação de produtos e serviços que possam ser oferecidos sem riscos para os profissionais e para a população

6 – Acolhimento e saúde mental de servidores e alunos do IFG (não iniciada) Disponibilização de um canal (email, Whatsapp, etc) que receba as demandas da comunidade e encaminhe para um acolhimento virtual com os profissionais (psicólogos, assistentes sociais) da instituição.

7 – Produção de máscaras de tecido reutilizáveis (não iniciada) Produção de máscaras de tecido reutilizáveis, para serem distribuídas à população. A ação será realizada em parceria com o campus Aparecida de Goiânia, com professoras e alunas do curso de Modelagem e fornecerá máscaras reutilizáveis para essas comunidades e de outros campus.

8 – Carro de som no combate à pandemia (iniciada) Carro oficial, equipado com som, orienta a população sobre as formas de se proteger contra o novo coronavírus (Covid-19). O veículo circula pelos bairros e transmite seis diferentes mensagens, que alertam sobre a higiene das pessoas e dos ambientes, formas de transmissão do vírus, sintomas da doença e como se comportar caso tenha que sair de casa, além de lembrar a importância da lavagem correta das mãos, de se evitar contato delas com olhos, boca e nariz.

9 – Formas de prevenção divulgadas nas mídias sociais (iniciada) A Coordenação de Comunicação Social (CCS) do IFG tem mantido informada a comunidade acadêmica, por meio da divulgação de peças criadas pela Diretoria de Comunicação da instituição, sobre cuidados de higiene e comportamento para evitar o contágio pelo vírus, além de informações do IFG e de outras instituições de educação e pesquisa sobre o assunto.

10 – Vídeos em Linguagem de Sinais (iniciada) Produção de Vídeos em Linguagem de Sinais, em parceria com servidores do campus Inhumas, para levar informações à comunidade de surdos sobre as formas de prevenção ao coronavírus, sobre o auxílio emergencial liberado pelo governo em razão da pandemia e outras informações importantes para a comunidade surda.

11 – Campanha Juntos em Casa (iniciada) A campanha Juntos em Casa circulará nas redes sociais do IFG Anápolis nos próximos dias e conta com a colaboração da CCS e a participação de servidores da unidade, que se mobilizaram para trazer mensagens de solidariedade e esperança a toda a comunidade durante este período.

#anápolis #notícias #ifg #pandemia #coronavírus #covid19 #voluntário #álcoolemgel

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita dos responsáveis pelo Anápolis 360 graus. Editado por eLive Produções.

Estamos nas redes sociais

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo