Anápolis volta ao risco baixo na matriz do coronavírus

Mudança é em relação ao sistema de saúde, pois risco de contaminação segue alto na cidade



DA REDAÇÃO


Decreto municipal definiu panorama de risco baixo para colapso no sistema de saúde de Anápolis na matriz da Covid-19, o que implica em retorno das atividades econômicas.


O risco de contaminação com coronavírus segue alto, portanto nada muda em relação ao protocolo geral: é obrigatório uso de máscara, manter o distanciamento entre as pessoas e oferecer aos clientes o álcool em gel para higienização das mãos.


O retorno ao panorama leve se deve à ampliação do número de leitos de enfermaria – são 15 novos no Centro de Internação Norma Pizzari, perfazendo 80 vagas do tipo bancadas pela Prefeitura de Anápolis, portanto exclusivos para moradores da cidade. Há ainda 50 leitos de UTI para os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).


Bares e restaurantes voltam a abrir as portas e receber clientes, mas devem reduzir a capacidade de atendimento para 1/3 do total de mesas.


Em vídeo nas redes sociais, em que anunciou a volta ao risco baixo, o prefeito Roberto Naves (PP) chamou a atenção para os feirantes, que lhe pediram o retorno normal dos dias e horários das feiras livres – até então, elas estavam acontecendo em semanas alternadas.


Roberto frisou que a situação estava prejudicando a cadeia produtiva e elevando preços, além de prejudicar negócios de diversas famílias. Menos vendas implicava na redução da produção dos hortifrútis nas propriedades rurais. A menor oferta encarecia os produtos.


O prefeito ressaltou que é preciso proteger as pessoas dos grupos de risco e evitar as aglomerações, que seguem proibidas, inclusive com uma lei que incide multa em caso de festas particulares ou em ambientes de uso coletivo.


Nesta sexta-feira (7.ago), Anápolis registrava 108 mortes por coronavírus. São 4.633 casos confirmados, sendo 2.698 curados. As pessoas em isolamento somam 1.731, com 91 internações.


Veja o novo decreto na íntegra.

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita dos responsáveis pelo Anápolis 360 graus. Editado por eLive Produções.

Estamos nas redes sociais

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo