Apae Anápolis conquista o Selo A+ do Instituto Doar

Premiação atesta alto padrão de gestão e transparência e torna instituição parte de um grupo seleto, baseado em modelos internacionais



DA REDAÇÃO


A Apae Anápolis foi certificada pelo Instituto Doar com o Selo A+, o que a coloca em um seleto grupo de organizações que atendem a critérios de boas práticas, baseados em modelos internacionais para o terceiro setor.


A entidade atingiu 51 de 52 critérios exigidos. O único item ainda não atendido foi o da diversidade de fontes de recursos, já que a maior parte dos recursos da Apae Anápolis vem do poder público.


“Este selo representa toda a luta e dedicação de nossos colaboradores e apoiadores, que juntos buscam todos os dias entender as necessidades das pessoas que são atendidas em nossa instituição e procuram, também, oferecer uma melhor qualidade de vida para essas famílias por meio de um atendimento humanizado”, disse o presidente da Apae Anápolis, Vander Lúcio Barbosa.


O Selo Doar tem como objetivos incentivar, legitimar e destacar o profissionalismo e a transparência nas organizações não-governamentais brasileiras, na forma de um atestado independente de sua adequação aos Padrões de Gestão Profissional e Transparência (PGT).


A organização candidata à certificação, primeiramente analisa os critérios do Selo Doar, para saber se cumpre e consegue comprovar o cumprimento deles. Em seguida, se inscreve para o processo.


Existe um treinamento, oferecido pela mantenedora do selo, para que os gestores da candidata compreendam exatamente o que são esses critérios. Finalmente, os documentos solicitados e os formulários de avaliação são devidamente preenchidos e enviados para análise.


“É um processo rigoroso por natureza, cujo objetivo é permitir que apenas as instituições mais bem geridas obtenham sucesso nessa avaliação”, explica Vander Lúcio.


A organização candidata recebe os resultados em até 2 semanas, contendo indicação dos pontos positivos e negativos de sua avaliação. Em caso de resultado insuficiente para obtenção do certificado, a organização pode, de acordo com a pontuação obtida, aprimorar os pontos indicados e resubmeter o processo à avaliação do Instituto Doar em até 30 dias.


Cumprido novo prazo, os resultados são apresentados novamente. Caso as deficiências não tenham sido sanadas, a organização deverá aguardar 12 meses para dar início a um novo processo de avaliação e certificação.


A organização que obtiver avaliação positiva será notificada e cadastrada na lista de organizações legitimadas, recebendo o Selo Doar, e estará autorizada a utilizá-lo em seu próprio site e em outros materiais de divulgação pelo período de um ano.



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita dos responsáveis pelo Anápolis 360 graus. Editado por eLive Produções.

Estamos nas redes sociais

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo