Avaliação da matriz de risco passa a ser diária, diz prefeito de Anápolis

Atualizado: Mar 17

Roberto Naves confirma que a cidade só amanhece no risco moderado nesta segunda-feira porque serão abertos mais leitos de UTI



DA REDAÇÃO


Em vídeo publicado nas redes sociais neste domingo (14.mar), o prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP), comunicou que a avaliação da matriz de risco do sistema de saúde para a Covid-19 passa a ser feita diariamente.


“No momento em que passarmos de 90% [de ocupação] vai para o risco alto e aumenta o grau de isolamento social”, disse o mandatário.


Com o fim do decreto excepcional às 4h dessa segunda-feira (15.mar), a cidade volta a ser regida pela matriz de risco, que estará no grau moderado graças a inauguração de 20 novos leitos de UTI.


Com isso, o comércio volta a abrir das 9h às 16h, escolas particulares poderão ter aulas presenciais com limite reduzido de lotação, igrejas reabrem e outros setores também.


O prefeito deixou claro que isso só acontecerá porque serão abertos os novos leitos no Hospital Alfredo Abrahão, unidade criada a partir da reforma do antigo Cais Progresso.


“Não é porque estamos aqui, inaugurando esses leitos, que a população tem que relaxar. Nós temos que entender que leitos de UTI são simplesmente a forma de darmos um tratamento digno para os nossos doentes, mas metade das pessoas que vão estar passando por aqui, infelizmente não sairão daqui para poder ver novamente os seus familiares”, afirmou Roberto.


O painel do coronavírus da Prefeitura de Anápolis indicava na tarde deste domingo (14.mar) que 70 dos 73 leitos de UTI exclusivos para moradores da cidade estavam ocupados – a taxa é de 96%. Com os 20 novos leitos, somando total de 93, essa mesma ocupação cairá para 75%.


Chama a atenção a ocupação das enfermarias para Covid-19, que embora não entrem na avaliação, refletem a escalada da doença em Anápolis: estão ocupadas 97 das 99 vagas disponíveis na rede pública municipal.


Roberto Naves pediu responsabilidade da população. “É muito fácil ir para a rede social cobrar de toda a equipe ‘onde está o leito para o meu pai’. Para você não precisar de leito para seus familiares, mantenha o isolamento social, use máscara e álcool em gel, proteja as pessoas que você ama”, afirmou.