Avante reivindica vice na chapa do prefeito Roberto Naves

Presidente da sigla, Delcimar Fortunato, diz que tem pelo menos três nomes “de peso” para a composição



FERNANDA MORAIS


Nos últimos dias ganhou corpo em Anápolis a movimentação partidária visando as eleições 2020. Algumas siglas que já anunciaram apoio à reeleição do prefeito começam a externar o que desejam de Roberto Naves (PP) para que a aliança se concretize.


O Avante, antigo PTdoB, passou a reivindicar essa semana a vaga de vice na chapa governista. “Diante do que estamos vendo, o DEM parece que está dando para trás na questão da vice com o Márcio Cândido. O Avante agora entra na briga e quer apresentar um nome para a vice de Roberto”, afirmou o presidente do partido, Delcimar Fortunato, em entrevista à Rádio Manchester.

Ele se refere à movimentação do Democratas com a filiação do advogado Hélio Lopes, que desincompatibilizou da Apae de Anápolis recentemente, mandando um sinal para o mundo político de que pode ser candidato.


Delcimar prevê que o DEM possa desembarcar do projeto de reeleição de Roberto Naves, portanto coloca as cartas na mesa: para seguir na aliança, o Avante quer estar na chapa majoritária.


Em entrevista à Rádio Manchester, o dirigente partidário deixou claro que uma eventual saída do DEM implicaria em uma renegociação dos termos do acordo firmado com Roberto Naves.


Encontro

Delcimar disse que o presidente estadual do Avante, Thialu Guiotti, e o nacional, Luis Tibé, estarão em Anápolis no dia 2 de julho. A ideia é ter uma audiência com o prefeito Roberto sobre a participação do partido na chapa que tentará a reeleição do pepista.


“Temos três nomes com potencial para composição. Dois do segmento evangélico e um jornalista conhecido na cidade. Vamos discutir a vice até o último instante”, afirmou o dirigente.


Apesar de dizer que hoje está fechado com Roberto, Delcimar colocou que o seu partido tem filiados com densidade eleitoral inclusive para lançar candidatura própria. “O prefeito tem que abrir as portar e conversar. Quem tem feito o diálogo com os partidos é o Nelson Gomes [assessor parlamentar do prefeito], competente, mas quem tem que fazer isso é o prefeito, e para ontem”, reforçou.


Tamanho

O Avante possui 184 filiados – é o 24º na lista do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de acordo com dados de abril deste ano. Na eleição de 2016, ainda como PTdoB, apoiou João Gomes, na época no PT. Sua chapa de candidatos a vereador conseguiu 752 votos.