Ceitec une poder público, indústria e educação para gerar empregos

Atualizado: 13 de Ago de 2020

Novo espaço vai fomentar empreendedorismo, inovação e tecnologia em Anápolis



DA REDAÇÃO


Foi inaugurado no sábado (8.ago) o Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis (Ceitec), um espaço criado pela Prefeitura de Anápolis no antigo Clube Ipiranga, no Jundiaí, que irá abrigar uma nova vertente da economia.


O Ceitec tem a parceria da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia) e do Comitê da Indústria de Defesa e Segurança de Goiás (Comdefesa).


Poder público e entidades vão dar estrutura e suporte para organização de abertura (parte jurídica e contabilidade) de startups, aceleradoras de empresas, centro de inovação das instituições universitárias.


O local vai abrigar também institutos de pesquisa e empresas de base tecnológicas. Ao integrar todas essas esferas, formaliza a tripla hélice, conhecido como o maior vetor de desenvolvimento da atualidade. “O modelo foi desenvolvido por Henry Etzkovitz na década de 1990, sendo hoje uma das metáforas mais populares e aceitas para explicar a capacidade de transformar o conhecimento científico em inovação tecnológica”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Anastacios Apostos Dagios.


“Hoje a cidade de Anápolis inaugura uma nova fase no que diz respeito ao seu desenvolvimento econômico, a geração de empregos e a oportunidade de nascer aqui novas empresas”, afirmou o prefeito Roberto Naves (PP).

O Ceitec vai sediar uma plataforma de marketplace, cujo objetivo é atender o micro, pequeno e médio empresário. O espaço também quer ofertar cursos de mestrado e doutorado para atender demanda do setor produtivo.