Comissões provisórias predominam entre partidos de Anápolis

Atualizado: 15 de Jul de 2020

Somente seis siglas possuem diretórios, que são órgãos definitivos cujas escolhas dos membros passam por filiados na cidade



MARCOS VIEIRA


Somente seis partidos em Anápolis são comandados por diretórios: Cidadania, DEM, PCdoB, PSB, PT e PV. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), consultados pela reportagem nesta quarta-feira (8.jul), mostram que a grande maioria das legendas na cidade é formada por comissões provisórias, estruturas mais frágeis do ponto de vista de tomada de decisões. E isso pode pesar na hora de definir candidaturas.


Diretórios são eleitos por membros do partido filiados na cidade. Comissões provisórias são nomeadas pela executiva do órgão partidário de instância superior. Ou seja, a interferência do presidente estadual é suscetível de acontecer. É lógico que muitas lideranças locais conseguem o aval para definirem os rumos do partido, mas elas têm ciência que caso desagradem o comando superior, podem ver a comissão provisória ser dissolvida em uma canetada.


Entre os partidos cujos comandos municipais são órgãos provisórios, estão o PSDB, MDB e PP, que em outros momentos mantiveram diretórios tradicionais em Anápolis, com executivas que influenciavam nas decisões estaduais. As três siglas possuem pré-candidatos a prefeito: Roberto Naves e Coronel Adailton no PP, João Gomes no PSDB e Márcio Corrêa no MDB.


Outros partidos com pré-candidatos também são formados por comissões provisórias: Patriota (José de Lima), Podemos (Cândido Filho), PRTB (Edson Tavares), PSD (Humberto Evangelista e Amaury Miranda), PSL (Valeriano Abreu), Republicanos (Brigadeiro Bragança) e DC (Robson Guimarães).


Avante, PDT, PL, PMN, PROS, PSC, PSOL, PTB, PTC, SD, PHS e PMB também são comandados em Anápolis por comissões provisórias.

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita dos responsáveis pelo Anápolis 360 graus. Editado por eLive Produções.

Estamos nas redes sociais

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo