Estudo levanta quem já teve Covid-19 sem manifestar sintomas

Atualizado: 27 de Mai de 2020

Anápolis recebe projeto do Ministério da Saúde que vai testar 900 pessoas para saber grau de imunidade da população até agora



DA REDAÇÃO


Anápolis participa de levantamento do Ministério da Saúde que vai descobrir a quantidade da população que não apresentou sintomas, mas que tiveram Covid-19.


O trabalho se chama inquérito de soroprevalência e vai aplicar 900 testes rápidos de coronavírus em anapolinos. Com isso, será possível saber o grau de imunidade da população local para a doença.


Os testes serão aplicados de maneira aleatória. De acordo com a gerente epidemiológica da Prefeitura de Anápolis, Mirlene Garcia, a cidade foi dividida em duas regiões para o estudo.


As casas serão visitadas por 43 enfermeiros treinados. “Eles vão abordar os moradores e perguntar se há interesse em participar. Caso a resposta seja sim, um morador da casa com idade acima de cinco anos será selecionado aleatoriamente para a coleta”, explica Mirlene.

Caso os moradores da residência escolhida não queiram participar, a equipe segue na mesma quadra, pulando uma casa. Para garantir a segurança dos moradores, todos os profissionais de saúde estarão devidamente identificados e com equipamentos de proteção individual (EPIs).


Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar uma lista com o nome dos enfermeiros no ZAP da Saúde e no 156 para que o morador possa fazer contato e confirmar o nome do profissional.


A administração municipal informa que por se tratar de um teste rápido, a efetividade acontece no mínimo oito dias após a pessoa ter tido contato com o coronavírus.


“Esse levantamento vai nos ajudar com informações precisas sobre a evolução do vírus na cidade e traçar novas estratégias de controle e enfrentamento”, diz Mirlene Garcia.

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita dos responsáveis pelo Anápolis 360 graus. Editado por eLive Produções.

Estamos nas redes sociais

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo