Governo de Goiás libera R$ 28 milhões para assistência social de prefeituras

Segundo Executivo estadual, gestores municipais terão liberdade para definir aplicação da verba de acordo com impactos causados pela crise



DA REDAÇÃO


O governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou em videoconferência, nessa sexta-feira (19.mar), a liberação de R$ 28 milhões para 237 prefeituras de Goiás, para uso em ações de assistência social. O evento virtual teve a presença da secretária de Desenvolvimento Social, ex-senadora Lúcia Vânia, que comunicou que estava deixando a pasta.


“Goiás é o Estado que leva para os municípios, na área de assistência social, os benefícios eventuais com maior volume de recursos no Brasil; superamos São Paulo”, afirmou Lúcia. Ela comemorou a quantia destinada e a liberdade que Caiado concede aos prefeitos e prefeitas de determinar a aplicação em cada município.


“Neste momento grave que vivemos, ninguém melhor do que eles para fazer esse dinheiro chegar a quem realmente precisa”, apontou Lúcia Vânia. Anteriormente, os recursos estaduais só poderiam ser utilizados em programas específicos, que acabaram sendo extintos. Logo, o recurso ficou represado e não pôde ser utilizado.


A secretária explicou que o Governo de Goiás fez um imenso trabalho de adequação administrativa, com apoio de todos os poderes, para que a verba fosse liberada e passada diretamente aos municípios. “Apenas nove ainda não conseguiram apresentar a documentação. Os demais 237 estão aptos a pegar o dinheiro, que já está na conta, como determinou Ronaldo Caiado”, destacou Lúcia Vânia. Para a posterior prestação de contas, os gestores municipais terão todo o apoio e orientações da secretaria a fim de manter a saúde fiscal da administração.