O enorme desafio de ser eleita vereadora em Anápolis

Atualizado: 30 de Jul de 2020

Em 18 legislaturas, apenas nove mulheres foram eleitas vereadoras na cidade, o que mostra o tamanho do desafio a ser vencido por elas



MARCOS VIEIRA


Ser eleita vereadora em Anápolis ainda é um grande desafio para as mulheres da cidade. Em 18 legislaturas, apenas nove conseguiram o feito.


A vitória nas urnas da professora Francisca Miguel, em 1947, parecia abrir as portas para a presença feminina no parlamento municipal. Nada disso.


Foram necessários 41 anos para que o feito se repetisse. Marlene Barbaresco foi eleita vereadora pelo PT em 1988, em um pleito representativo para a época, pois foi o primeiro para um mandato de quatro anos após Anápolis voltar a escolher seu prefeito nas urnas.


Na eleição seguinte, em 1992, foi a vez de Mirian Garcia, a mulher que mais mandatos conquistou na Câmara Municipal de Anápolis.


Mirian perdeu a reeleição em 1996, mas voltou a ganhar um mandato nas urnas em 2000. Ela repetiu o feito em 2004 e, pela primeira vez, passou a ter uma colega de parlamento, Dinamélia Rabelo.


A eleição de 2008 foi importante para as mulheres, que conquistaram três cadeiras: Mirian e Dinamélia, reeleitas, e a estreante Gina Tronconi.


Em 2012 permaneceram as três cadeiras, dessa vez com Mirian, Dinamélia e a vereadora Professora Geli.


Já em 2016, o recorde: quatro eleitas. Além de Professora Geli, conquistaram mandato nas urnas Vilma Rodrigues, Thaís Souza e Elinner Rosa.


Com a morte de Vilma, em março de 2018, a Câmara retornou à condição anterior, da presença feminina representar somente 13% das cadeiras.


Da bancada atual de mulheres, apenas Thaís Souza tentará a reeleição. Elinner já disse que não disputa novo mandato e Professora Geli é pré-candidata a prefeita.


A movimentação de bastidores mostra que muitas mulheres estão entrando na política para disputar mandato e não apenas cumprir a cota de 30% exigida pela legislação.


Embora representem 53,12% do eleitorado, elas ainda não alcançaram a parte que lhes cabe na política.


Eleitas para a Câmara Municipal de Anápolis


1947: Francisca Miguel

1988: Marlene Barbaresco

1992: Mirian Garcia

2000: Mirian Garcia

2004: Mirian Garcia e Dinamélia Rabelo

2008: Mirian Garcia, Dinamélia Rabelo e Gina Tronconi

2012: Mirian Garcia, Dinamélia Rabelo e Professora Geli

2016: Vilma Rodrigues (falecida), Thaís Souza, Professora Geli e Elinner Rosa


Na legislatura de 1982 a 1986, Maria Meirelles, do PMDB, exerceu mandato de vereadora quando titulares do seu partido se licenciaram para ocupar secretarias na Prefeitura de Anápolis

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita dos responsáveis pelo Anápolis 360 graus. Editado por eLive Produções.

Estamos nas redes sociais

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo