Radicais de esquerda estão ausentes do debate eleitoral em Anápolis

Exceção é o PSOL, que tem diretório local e está articulando o lançamento de pré-candidaturas



MARCOS VIEIRA


Partidos situados totalmente à esquerda no cenário político brasileiro praticamente não possuem articulação em Anápolis para as eleições 2020, com exceção do PSOL, que tem diretório em funcionamento e debate o lançamento de candidaturas.


A reportagem entrou em contato com essas siglas através de contatos disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nos registros de diretórios e comissões provisórias.


Rubens Donizzeti, do PSTU, disse que avalia a possibilidade de projeto eleitoral para Anápolis, mas se adianta que isso aconteceria “sem qualquer coligação”.


O PSTU não tem comando vigente na cidade desde 2009, de acordo com o TSE. A sigla tem 50 membros registrados no município.


O PCB teve seu diretório destituído em 2012 e hoje possui somente três membros filiados em Anápolis. O PCO também só tem três filiados na cidade e nenhum registro de diretório ou comissão provisória local.


Já o PSOL tem alguns pré-candidatos. O empresário Nilton Queiroz já mostrou disposição e outro nome que poderia se candidatar a prefeito é Elber Sampaio, que já disputou o cargo em 2008. A sigla tem 69 filiados em Anápolis


O presidente da UP em Goiás, Fábio Júnior, disse que por enquanto o partido tem diretório organizado em Goiânia e Aparecida de Goiânia. A Unidade Popular foi aprovada pelo TSE em dezembro de 2019.


Em Anápolis, informou o dirigente, existe um contato com o PSOL, que poderá resultar em apoio da UP nas eleições deste ano. Nesse momento há uma análise do plano de governo e a espera pela confirmação de pré-candidaturas.


O PCdoB, o maior entre as siglas de esquerda, com 553 filiados em Anápolis, não respondeu ao contato feito pela reportagem. Nas últimas eleições o partido nem chegou a cogitar lançamento de candidato a prefeito ou vice, optando sempre por apoiar o PT.


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita dos responsáveis pelo Anápolis 360 graus. Editado por eLive Produções.

Estamos nas redes sociais

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo