Projeto pede instalação de pias públicas em Anápolis

Atualizado: 25 de Mai de 2020

Vereadora Professora Geli apresenta projeto de lei que quer equipamento para higienização das mãos em pontos de grande circulação da cidade



MARCOS VIEIRA


A legislação também vai se adaptando ao momento atual, de pandemia do coronavírus. A vereadora Professora Geli Sanches (PT) apresentou projeto de lei na Câmara Municipal, lido nesta quarta-feira (20.mai) em plenário, que trata da instalação de pias públicas em diferentes locais de Anápolis, facilitando a higienização das mãos e contribuindo para reduzir a disseminação da Covid-19.


O texto ainda vai passar pelo crivo das comissões antes de ser apreciado pelo plenário.


Geli propõe que a Prefeitura de Anápolis instale essas pias públicas de uso coletivo em praças, parques, paradas de ônibus, rodoviária, terminal de ônibus, mercado público, feiras livres e outros locais com grande concentração de pessoas.


Junto à pia, a propositura pede a instalação de recipiente com sabonete líquido e afixação de cartaz que informe a maneira correta de lavar as mãos.


Em sua justificativa, Professora Geli (foto) escreve que a medida é pautada nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde para prevenção da Covid-19. “Protege, inclusive, a população que está em situação de rua, formada por brasileiros que continuam bastante vulneráveis, a maioria sem acesso à água potável”, diz a vereadora.


Com a flexibilização das atividades econômicas, a cidade voltou a ter a movimentação de pessoas, por isso a vereadora entende que é importante criar mecanismos de tentar reduzir a circulação do coronavírus.


“Além da prevenção, temos a possibilidade de aproveitamento de materiais recicláveis, como tambores de metal que poderiam ser a base dessas pias”, comenta Professora Geli, que informa ainda que seu projeto foi inspirado em experiências de outras cidades.


Importância de lavar as mãos


As mãos são um dos meios mais comuns pelos quais o coronavírus se transmite de uma pessoa para outra.


1. Como lavo minhas mãos corretamente?

Para eliminar todos os vestígios do vírus em suas mãos, uma ensaboada e uma enxaguada rápidas não serão suficientes. Abaixo está um processo passo a passo para uma lavagem eficaz das mãos.


Passo 1: Molhe as mãos e os pulsos com água corrente

Passo 2: Aplique sabão suficiente para cobrir as mãos e os pulsos molhados

Passo 3: Esfregue todas as superfícies, incluindo as costas das mãos, entre os dedos e as unhas, e punhos por pelo menos 20 segundos

Passo 4: Enxágue abundantemente com água corrente

Passo 5: Seque as mãos com um pano limpo ou toalha de uso individual, ou toalha descartável.


2. Por quanto tempo devo lavar minhas mãos?

Você deve lavar as mãos por pelo menos 20 a 30 segundos. Uma maneira fácil de cronometrar é cantando a música “Parabéns pra você” duas vezes.


O mesmo vale para o álcool gel. Use um desinfetante para mãos que contenha pelo menos 70% de álcool e esfregue-o nas mãos por pelo menos 20 segundos para garantir a cobertura total.


3. Quando devo lavar minhas mãos?

No contexto da prevenção da Covid-19, lave as mãos:


Depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar

Depois de visitar um espaço público, incluindo transporte público, mercados e locais de culto religioso

Depois de tocar em superfícies fora de casa, incluindo dinheiro

Antes, durante e depois de cuidar de uma pessoa doente

Antes e depois de comer


Em geral, você deve sempre lavar as mãos:

Depois de usar o banheiro

Antes e depois de comer

Depois de manusear lixo

Depois de tocar em animais e animais de estimação

Antes e depois de trocar as fraldas dos bebês ou ajudar uma criança a usar o banheiro

Quando suas mãos estiverem visivelmente sujas

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita dos responsáveis pelo Anápolis 360 graus. Editado por eLive Produções.

Estamos nas redes sociais

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo