Risco moderado para Covid-19: veja como fica cada atividade econômica

Anápolis passa a ter um novo conjunto de regras a partir do avanço do coronavírus, com restrições mais amplas aos finais de semana



MARCOS VIEIRA


A Prefeitura de Anápolis publicou novo decreto, nesta sexta-feira (3.jul), modificando as regras para funcionamento de estabelecimentos comerciais devido à mudança da matriz de risco do coronavírus na cidade, de leve para moderado.


Há setores que só vão poder funcionar nos dias de semana em sistema de rodízio, mas a modificação mais significativa ocorre aos finais de semana: a cidade praticamente fecha no sábado e domingo, com exceções de farmácias, supermercados e serviços essenciais à saúde, com restaurantes e bares funcionando apenas para delivery.


É importante frisar que nada muda no protocolo geral, que trata da obrigatoriedade de uso de máscara, higienização de ambientes, proibição de aglomerações, distanciamento entre as pessoas, entre outras normas.


Veja a seguir como fica cada atividade:


TRANSPORTES


Serviços de transporte coletivo e privado de passageiros incluindo os aplicativos: não deve exceder a capacidade de passageiros sentados por veículo a cada viagem, além de obrigatoriedade do uso de máscara, ventilação natural dos ônibus e higienização obrigatória.


Concessionárias de veículos: funcionam em sistema de rodízio de segunda à sexta-feira: das 7h às 13h, os estabelecimentos cujo lote no endereço seja par e, das 13h às 19h, aqueles cujos lotes sejam ímpares. Não funcionam aos finais de semana.


Alinhamento e balanceamento, lava a jato, aluguel de veículos, serviços de emplacamento e outros: funcionam em sistema de rodízio de segunda à sexta-feira: das 7h às 13h, os estabelecimentos cujo lote no endereço seja par e, das 13h às 19h, aqueles cujos lotes sejam ímpares. Não funcionam aos finais de semana.


Oficinas mecânicas, autoelétricas, borracharias e similares: funcionam todos os dias da semana sem restrição de horário. Não funcionam nos finais de semana.


Estacionamentos particulares: funcionam de segunda a sexta feira, das 5h às 19h.


CONSTRUÇÃO CIVIL


Venda de materiais de construção: funcionam em sistema de rodízio de segunda à sexta-feira: das 7h às 13h, os estabelecimentos cujo lote no endereço seja par e, das 13h às 19h, aqueles cujos lotes sejam ímpares. Não funcionam aos finais de semana.


Obras: funcionam das 7h às 18h de segunda à sexta-feira. Não funcionam aos finais de semana.


ALIMENTAÇÃO


Comércio atacado e varejo, incluindo as lojas de conveniência dos postos de combustíveis da cidade: funcionam das 5h às 22h de segunda à sexta-feira. Não haverá revezamento de horários para funcionamento. Não pode haver consumo de alimentos e bebidas no local. Os bares e distribuidoras de bebidas funcionam apenas delivery (entrega à domicílio), podendo haver retirada dos produtos no estabelecimento, sem consumação no local .


Restaurantes, lanchonetes, panificadoras, pamonharias, pizzarias e similares: funcionam com 1/3 da capacidade máxima de consumação no local, até às 18h, de segunda à sexta-feira. Após as 18h apenas serviços de delivery e retirada da mercadoria no local, não sendo permitida a utilização de mesas e cadeiras pelos clientes após esse horário.


Finais de semana. Como fica a situação das 22h de sexta-feira até 5h de segunda-feira:


Mercearias, mercados, minimercados, supermercados, hipermercados, açougues e peixarias: funcionam para atendimento ao público das 5h às 22h. Não é permitida a consumação de alimentos e bebidas no local.


Bares e distribuidoras de bebidas: funcionam somente delivery sem a retirada da mercadoria no local. As portas devem permanecer fechadas.


Restaurantes, pizzarias, lanchonetes, pamonharias, panificadoras e similares: funcionam apenas com serviço de entrega (delivery), podendo haver retirada da mercadoria no local.


Mercado do produtor: de segunda a sexta, até às 18h; sábados até às 12h. Entrada do público e funcionamento das pedras I e II: até 50 clientes de maneira simultânea. Funcionamento dos boxes: até dois clientes por box.


HIGIENE


Comércio atacado e varejo de higiene pessoal, cosméticos, perfumaria, saneantes e lavanderias comuns: funcionam em sistema de rodízio de segunda à sexta-feira: das 7h às 13h, os estabelecimentos cujo lote no endereço seja par e, das 13h às 19h, aqueles cujos lotes sejam ímpares. Não funcionam aos finais de semana.


Comércio atacado e varejo de produtos para saúde: funcionam das 5h às 22h de segunda à sexta feira, sendo vedado o funcionamento aos finais de semana.


Serviços de higiene geral e desinfecção de ambientes, esterilização, lavanderias hospitalares e desinfestação de pragas: funcionam sem restrição de dia e horário.


AGROPECUÁRIO


Lojas agropecuárias e similares e pet shops: funcionam em sistema de rodízio de segunda à sexta-feira: das 7h às 13h, os estabelecimentos cujo lote no endereço seja par e, das 13h às 19h, aqueles cujos lotes sejam ímpares. Não funcionam aos finais de semana.


Consultórios, clínicas e hospitais veterinários: após as 22h de segunda à sexta-feira e aos finais de semana, funcionarão somente urgências e emergências ou serviços essenciais à manutenção da saúde e vida animal.


ESSENCIAIS DIVERSOS


Sem restrição de funcionamento quanto a dias e horários:


Funerárias e serviços de sepultamento

Serviços de energia elétrica

Serviços de combustíveis

Segurança privada

Captação, distribuição e tratamento de água e esgotos e resíduos

Agências bancárias e casas lotéricas

Telecomunicações

Atividades de informação e comunicação

Atividades de extração mineral e vegetal

Assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade


ENTRETENIMENTO E LAZER


O uso de parques e praças públicas é vedado, incluindo a utilização das áreas de academia ao ar livre, brinquedos, parquinhos infantis e espaços públicos esportivos.


SHOPPINGS E GALERIAS


Anashopping e Brasil Park Shopping: funcionam de segunda à sexta-feira, das 12h às 22h. Não funcionam nos finais de semana, , exceto serviços de alimentação, que podem realizar somente delivery.


Demais shoppings e galerias: todas as atividades exercidas no local funcionam da seguinte forma: box com numeração par funciona das 7h às 13h e box com numeração ímpar funciona das 13h às 19h. Não funcionam nos finais de semana.


Mercado Municipal: todas atividades exercidas no local funcionarão da seguinte forma: box com numeração par, funciona das 7h às 13h e box com numeração ímpar, funciona das 13h às 19h. O comércio de alimentos e os serviços de alimentação poderão funcionar fora do rodízio, sem consumação no local. Não funciona nos finais de semana.


Comércio popular (camelódromos e similares): todas as atividades exercidas no local funcionarão da seguinte forma: box com numeração par funciona das 7h às 13h e box com numeração ímpar, funciona das 13h às 19h. O comércio de alimentos e os serviços de alimentação poderão funcionar fora do rodízio, sem consumação no local. Não funciona nos finais de semana.


Comércio ambulante: deverá funcionar de segunda à sexta-feira das 13h às 19h, em seu local de cadastro junto ao órgão municipal competente, não podendo funcionar nos finais de semana.


HOSPEDAGEM


Hotéis, motéis, apart-hotéis, albergues – exceto assistenciais – pensões e similares: funcionam todos os dias de semana sem restrições de horários.


ATIVIDADES DE BELEZA


Salões de beleza, barbearias, massagens, estética, manicure, tatuagem e piercing: funcionam em sistema de rodízio de segunda à sexta-feira: das 7h às 13h, os estabelecimentos cujo lote no endereço seja par e, das 13h às 19h, aqueles cujos lotes sejam ímpares. Não funcionam aos finais de semana.


ATIVIDADES DE CONDICIONAMENTO FÍSICO


Academias, estúdio de pilates, crossfit e yoga e a prestação de serviços em geral, por empresas e/ou profissionais liberais: funcionam de segunda à sexta-feira, das 5h às 22h. Não funcionam nos finais de semana.


Estabelecimentos de ensino de esportes, centros esportivos, arena de esportes e similares: não funcionam em quaisquer dias e horários.


Atividades aquáticas e aulas coletivas, tais como dança, spinning e similares: permanecem suspensas.


Atividades de artes marciais e lutas: não são permitidas, nem mesmo o treinamento funcional.


INDÚSTRIAS


Segmento de transportes: não possuem restrições de abertura.

Segmento da construção civil: não possuem restrições de abertura.

Segmento alimentação e bebidas: não possuem restrições de abertura.

Segmento de saúde, higiene pessoal, cosméticos, perfumaria e saneantes: não possuem restrições de abertura.

Segmento agropecuário: não possuem restrições de abertura.

Atividades voltadas ao suporte, manutenção e fornecimento de insumos necessários à continuidade dos serviços públicos e das demais atividades essenciais e manutenção da vida, não elencados nos protocolos específicos: não possuem restrições de abertura.

Outros tipos de indústrias, não definidas por protocolos: não possuem restrições de abertura.