Sebrae lança Guia do Candidato Empreendedor

Atualizado: 7 de Dez de 2020

Proposta é contribuir com diversas soluções já testadas e aprovadas em todos cantos do País, que podem ser adotadas pelos futuros gestores



DA REDAÇÃO


O Sebrae lançou na última segunda-feira, 28/9, o Guia do Candidato Empreendedor, com 10 dicas voltadas para aqueles que disputam mandato de prefeito, vice e vereador nas eleições deste ano. A entidade também oferece um e-book com 100 ações para o desenvolvimento e a prosperidade do município.


A proposta é contribuir com diversas soluções já testadas e aprovadas em todos os cantos do País, que podem ser adotadas pelos futuros gestores para reanimar os pequenos negócios em seus municípios.


O Sebrae acredita que no contexto da retomada da economia, o papel dos micros e pequenos será ainda mais estratégico, daí a importância das dicas. Investir no setor é beneficiar diretamente a população, com a geração de emprego e renda para as cidades.


“Estamos provocando um debate antes das eleições para que tenhamos atenção ao lançamento de política públicas que podem fazer a diferença na vida das pessoas. Nesse momento, a ação ajuda a despertar no candidato a importância das micro e pequenas empresas para a cidade”, explica o presidente nacional do Sebrae, Carlos Melles.


A força dos pequenos negócios pode ser comprovada pelos números: eles representam 30% do PIB nacional, geram 44% da massa salarial brasileira e representam ainda 50.985 dos empreendimentos agropecuários.


As propostas contidas no documento preparado pelo Sebrae contribuem para a criação de um ambiente favorável ao empreendedorismo, o fomento aos pequenos negócios, a geração de empregos, o aumento da competitividade econômica e da arrecadação de tributos dos municípios.


Essa ação desenvolvida pelo Sebrae conta com o apoio da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), do Instituto Rui Barbosa, com a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil.


10 dicas do Sebrae para o candidato empreendedor


1 – Priorize a geração de empregos


2 – Mobilize quem constrói o desenvolvimento


3 – Desburocratize e simplifique a vida dos empreendedores


4 – Apoie o empreendedor


5 – Priorize as compras locais


6 – Promova o empreendedorismo nas escolas


7 – Promova a qualificação de quem mais precisa


8 – Fortaleça o empreendedor desenvolvendo as vocações do município


9 – Incentive a cooperação e o crédito


10 – Promova a inovação e a sustentabilidade