Secretaria Municipal de Saúde define prioridades para doses da vacina AstraZeneca

São mais de 4 mil doses que serão utilizadas na imunização de profissionais de saúde, conforme orientações do Ministério da Saúde e Governo de Goiás



DA REDAÇÃO


A Secretaria de Saúde de Anápolis divulgou nesta terça-feira (26.jan) os protocolos de vacinação para as doses do imunizante AstraZeneca/Oxford. Um levantamento do número de profissionais de saúde foi realizado em hospitais públicos e privados, além de clínicas especializadas, definindo quem vai receber a vacina.


Segundo a administração municipal, as vacinas serão enviadas às unidades diariamente, sob a responsabilidade de cada instituição, que fará uma prestação de contas diária de todas as doses aplicadas.


O procedimento de vacinação também será sempre acompanhado por um representante da Gerência de Imunização do município.


Em nota técnica, a Secretaria de Saúde definiu as seguintes prioridades para a aplicação das vacinas contra o coronavírus:


Trabalhadores de unidades de saúde públicas e privadas com atendimento exclusivo para Covid-19;

Trabalhadores de unidades hospitalares de saúde públicas e privadas não exclusivos para Covid-19;

Trabalhadores das unidades de pronto-atendimento (UPAs) e Serviço Móvel de Urgência (Samu);

Trabalhadores de unidades básicas de saúde seguindo critério de risco (acima de 60 anos e, posteriormente, funcionários com fatores de risco definidos pelo Ministério da Saúde, a depender de disponibilidade de doses);

Mesma regra para profissionais de saúde das unidades com maior risco de contaminação (laboratórios e clínicas que realizam exames específicos para Covid-19).

Em seguida, será realizada vacinação dos demais profissionais de saúde, conforme disponibilidade de doses.