Secretaria de Esportes ensina exercícios físicos via internet

Atualizado: 26 de Mai de 2020

Devido às restrições impostas pela pandemia, profissionais da pasta usam as redes sociais para promover uma vida saudável através da prática de ginástica



DA REDAÇÃO


Com as competições e eventos esportivos paralisados devido à pandemia do coronavírus, dicas de atividades físicas e esportivas são veiculadas nas redes sociais da Prefeitura de Anápolis e Secretaria Municipal de Esportes. O objetivo é orientar para uma vida saudável e para a prática de exercícios em casa.


Nesta sexta-feira (22.mai), o tema trabalhado foi atividade física para pessoas com idade a partir de 60 anos, que são justamente aquelas cujo isolamento social é o mais recomendando para se prevenir a Covid-19.


As analistas de esportes Susan Kelly Fiuza e Fernanda Sousa e Silva iniciaram os trabalhos com alongamento. Para fazer em casa: utilizar uma cadeira e, sentado, com auxílio de toalha ou cabo de vassoura, realizar movimentos de levantar e descer o objeto. Logo depois, com a toalha para cima, incline o tronco para um lado e para o outro. O alongamento é finalizado com a pessoa sentada na ponta da cadeira, onde busca alcançar a ponta dos pés (tempo de 30 segundos).


Em seguida acontece a primeira sequência de atividades que você acompanha abaixo. Ao todo são quatro sequências divididas em quatro semanas de dicas em vídeo. A dona Maria Helena Fiuza de Souza, de 70 anos, foi a primeira a praticar. ‘‘O exercício físico é bom pra saúde, principalmente por estarmos em casa e movimentando pouco. Melhora nossa imunidade e qualidade de vida’’, disse.


Para o secretário de Esportes, Kim Abrahão, a divulgação de conteúdo nas redes sociais aproxima a Secretaria de Esportes do cidadão que gosta de praticar esporte. ‘‘Com o momento que estamos vivendo, encontramos algumas alternativas para levar o esporte na casa do esportista. Nossa equipe seguirá apresentando novidades a cada semana’’, disse.



1ª: Senta/levanta da cadeira – ao sentar, os dois braços esticados para frente (3x 8-12)






2ª: Seated Press (levantar uma garrafa cheia de água (500 ml) com os dois braços retos e para cima) (3x 8-12)






3ª: Flexão de quadril em pé (com uma mão apoiada na cadeira, levante o joelho até a cintura) (3x 8-12)






4ª: Apoio na parede (em pé, com as mãos apoiadas na parede, flexione para frente e para trás) (3x 8-12)




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