Sindicatos afirmam que comércio de Anápolis respeitará feriado na segunda de Carnaval

Sincovan e Seca explicam que existe acordo coletivo que garante folga dos trabalhadores e que isso será respeitado



DA REDAÇÃO


O Sindicato do Comércio Varejista de Anápolis (Sincovan) recomenda às empresas filiadas que deem folga aos seus empregados na segunda-feira (15.fev) que antecede o feriado de Carnaval (16.fev).


O presidente do Sincovan, Air Ganzarolli, explica que há uma convenção coletiva entre patrões e empregados que define a folga, em uma antecipação do Dia do Comerciário, comemorado em outubro.


Ganzarolli diz que o acordo tem força de lei e, caso desrespeitado, pode gerar multa para a empresa ou mesmo para o Sincovan. O valor é de R$ 600 por empregado.


O Sindicato dos Empregados no Comércio de Anápolis (Seca) também confirma o acordo coletivo e ressalta que os trabalhadores, cerca de 4 mil na cidade, não irão trabalhar na véspera de Carnaval.


A questão toda veio à tona depois que o governador Ronaldo Caiado (DEM) enviou projeto de lei à Assembleia Legislativa determinando que neste ano de 2021 não será decretado ponto facultativo na segunda-feira (15.fev) e o feriado na terça-feira (16.fev) também fica suspenso. “Na terça vamos cumprir o que determinar o Estado”, ressalta Air Ganzarolli.