Trecho da BR-414 deverá ter nome de pioneiro do transporte coletivo

Projeto de lei na Câmara Federal quer homenagear fundador do Grupo São José, dono da Urban



MARCOS VIEIRA


O deputado federal José Mário Schreiner (DEM) apresentou projeto de lei em Brasília, no mês de junho, propondo que o trecho da BR-414 entre Anápolis e Niquelândia passe a ser denominado Rodovia Vandir Lopes.


Falecido no dia 5 de junho último, aos 89 anos de idade, Vandir Lopes foi o fundador do Grupo São José, dono da Urban, entre outras empresas de transporte coletivo. Seus ônibus operam hoje em Goiás, Tocantins e Distrito Federal.


A homenagem deve-se ao pioneirismo de Vandir Lopes, que em 1957 construiu o ônibus que inaugurou a linha Anápolis-Niquelândia. O veículo, adaptado de uma jardineira, passou a percorrer o trecho, transportando passageiros.


“Vandir foi ao mesmo tempo e durante muito tempo, o montador do ônibus, o seu mecânico, o cobrador, o motorista e o carregador de malas, sacos e outros apetrechos dos viajantes”, disse o deputado na justificativa do projeto.


“Sua trajetória épica traduz o crescimento de uma das maiores empresas de transporte de passageiros do Centro-Oeste do Brasil, que transporta mais de um milhão de pessoas”, diz ainda José Mário Schreiner.


Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita dos responsáveis pelo Anápolis 360 graus. Editado por eLive Produções.

Estamos nas redes sociais

  • Facebook - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo