Vereadora Seliane quer que seja criado abrigo público para cães, gatos e cavalos

Atualizado: Jan 25

Objetivo é controlar, resgatar e evitar a proliferação de doenças em animais de ruas, abandonados ou atropelados em Anápolis



FERNANDA MORAIS


A vereadora Seliane da SOS (MDB) é autora de um projeto de lei que cria em Anápolis um abrigo público para cães, gatos e equinos. A matéria foi protocolada no dia 18 de janeiro no sistema da Câmara e será lida em plenário na primeira sessão ordinária de 2021, em 1º de fevereiro.


A propositura tem 23 artigos e ressalta que o objetivo do abrigo é controlar, resgatar e evitar proliferação de doenças em animais de rua abandonados ou atropelados na cidade.


De acordo com o texto, os animais recolhidos para o terão atendimento de médico veterinário, castração, identificação por microchip, vacinação, vermifugação e triagem para adoção. O projeto também estabelece a realização de campanha contra maus-tratos.


A matéria pede que seja criado um local específico para funcionar o abrigo com disponibilidade de sala para administração, canil, gatil, curral, ambulatório e um centro de acolhimento de animais vítimas de maus-tratos.


Outra determinação do documento é oferecer médico veterinário, treinador comportamental e auxiliar administrativo para o abrigo atender as demandas. Já os animais permaneceriam no local até a adoção ou resgate por seu dono.


O projeto sugere que seja disponibilizado um canal de comunicação intitulado Patrulha Animal, para receber denúncias de maus-tratos. Todas as despesas referentes a execução do projeto devem ser custeadas pelo Executivo.